sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Opinião sobre "A Morte e Outros Finais Felizes" - Melanie Cantor

A Morte e Outros Finais Felizes
(Artigo de Opinião)


Autora: Melanie Cantor
Título Original: Death and Other Happy Endings (2019)
ISBN: 978-972-0-03342-0
Nº de páginas: 360
Editora: Porto Editora


Sinopse

    Nada como receber a notícia de que temos os dias contados para percebermos o que é realmente importante.

    Quando Jennifer Cole descobre que tem apenas três meses de vida, decide escrever três cartas: uma para irmã egoísta e arrogante, outra para o ex-marido traidor e amoral e a terceira para o seu charmoso, mas pouco confiável, ex-namorado. As cartas expressam tudo o que ela sempre quis dizer, mas nunca teve coragem. Embora temendo as piores reações, Jennifer reconhece que os desabafos lhe retiraram um enorme peso dos ombros e sente-se mais leve e tranquila.

    Mas, como ela em breve descobrirá, a verdade tem formas muito interessantes de nos surpreender. E a morte também.


Este exemplar foi-me gentilmente cedido pela Porto Editora em troca de uma opinião sincera

Opinião

       Começo por agradecer à Porto Editora pelo gentil envio do livro.

      Quando Jennifer Cole, de 43 anos, vai ao médico por causa do cansaço que tem vindo a sentir nos últimos tempos, está longe de imaginar a horrível notícia que a espera: tem uma doença hematológica rara que, infelizmente, é fatal, e só lhe restam 3 meses de vida.

      Ainda em estado de choque, acaba por seguir o conselho da melhor amiga e enviar uma carta a 3 pessoas que a desiludiram e a quem sente ter ainda coisas para dizer: a irmã, individualista e presunçosa; o ex-marido, que a trocou num momento em que estava mais frágil; e o ex-namorado, pouco transparente, mas de quem sente ainda saudades. 

       Mais serena e aliviada por ter tentado resolver desacatos do passado, Jennifer decide aproveitar os dias que lhe restam com tranquilidade, decidida a manter a normalidade até ao final. Mas a vida dá muitas voltas... e a morte também.

     Parti para esta leitura com grandes expetativas e confesso que estava à espera de algo diferente. Não só demorei algum tempo a entrar na história, como, apesar do momento de vulnerabilidade que atravessa, não consegui criar empatia imediata com a protagonista. Apesar da premissa de "pessoa descobre que vai morrer" não ser já propriamente original, estava curiosa para ver como Melanie Cantor ia explorar o tema, descobrindo-lhe talvez um novo ângulo, e fiquei um pouco desiludida por não ter encontrado nada de particularmente refrescante.

    Escrita com uma boa dose de humor, a história tem algumas reviravoltas interessantes, que, não me tendo apanhado de surpresa, ainda assim dão um rumo engraçado à narrativa. Com uns momentos mais ternos e outros mais introspetivos, o que me desapontou foi sentir que era tudo um bocado morno e já expectável. 

    A morte é abordada de uma forma suave, recorrendo muitas vezes ao sarcasmo da protagonista, e o confronto com a situação que esta atravessa leva-nos também a nós, leitores, a refletir sobre a importância que damos às coisas do quotidiano, e sobre os rancores que guardamos durante anos por situações que, com uma boa conversa, até seriam fáceis de resolver.

    O que mais gostei neste livro foi a evolução dos relacionamentos de Jennifer, tanto os do foro amoroso, como também as relações de amizade e familiares - principalmente o desabrochar do seu vínculo com a irmã. Também achei giro ver como a personalidade da protagonista se foi transformando à medida que a história avançava, tornando-se mais desprendida e bem resolvida, embora por vezes tenha achado o seu discurso um pouco repetitivo e supérfluo.

    "A Morte e Outros Finais Felizes" foi uma leitura divertida, embora previsível. Tocando um assunto sério de um modo leve e jovial, esta é uma história que não só entretém, como também nos faz refletir sobre o que faríamos se fôssemos nós a estar na pele da protagonista. Poderá ser uma boa opção para fãs do género chick-lit, ou simplesmente para quem procura uma leitura fácil e engraçada.


 Música que aconselho para acompanhar a leitura: Powfu ft. beabadoobee_death bed

Sem comentários:

Enviar um comentário