Crónicas de André e Vicente
O Bosque dos Murmúrios
(Artigo de Opinião)
Autora: Anita dos Santos
ISBN: 978-989-51-3171-6
Nº de páginas: 118
Nº de páginas: 118
Editora: Chiado Editora
Sinopse
Quando o verde começa a desaparecer são os primeiros a procurar encontrar o Senhor dos Bosques, personagem das histórias que os antigos contavam à lareira, e que habita no Bosque dos Murmúrios.
Só ele detém o poder de derrotar o Senhor das Trevas e recuperar o verde.
André e Vicente são dois jovens amigos que se propõem ir em auxílio da povoação onde estão a morar.
Não estão lá há muito tempo, mas já são queridos por todos.
Por todos?
Quando o verde começa a desaparecer são os primeiros a procurar encontrar o Senhor dos Bosques, personagem das histórias que os antigos contavam à lareira, e que habita no Bosque dos Murmúrios.
Só ele detém o poder de derrotar o Senhor das Trevas e recuperar o verde.
Este exemplar foi-me gentilmente cedido pela autora em troca de uma opinião sincera
Opinião
André e Vicente são dois amigos que têm como missão salvar o verde. A sua caracterização é-nos feita ao longo da história, à medida que vamos descobrindo mais sobre eles. Vivem numa pequena aldeia que está a atravessar um sério problema: o desaparecimento do verde, fenómeno que não conseguem impedir. Em busca de uma solução, o Conselho, reunido, encontra uns pergaminhos antigos onde está escrito que, outrora, o Bosques fora capaz de derrotar o Negro e repor o verde. André e Vicente partem, separados, em busca do Bosques e dos feéricos, pequenos seres ligados à natureza.
No entanto, a procura não é fácil e eles revelam-se mais importantes e necessários para o sucesso da ação do que inicialmente aparentam. O mal está mais perto do que imaginam e também os dois amigos têm segredos e um papel a desempenhar.
As revelações são-nos feitas nos momentos certos, aguçando a nossa curiosidade, mas saciando a nossa sede de respostas. A escrita é simples e a sucessão de acontecimentos não deixa esmorecer a vontade de ler, prendendo-nos ao André e ao Vicente. Porém, a rapidez com que é narrada a história acaba por se tornar, de certa forma prejudicial, pois certos pormenores poderiam ser melhor explorados e aprofundados, bem como algumas situações poderiam estar melhor contextualizadas, contribuindo para o encanto da trama.
Apesar de ser uma história bem construída, não posso deixar de reparar no que, a meu ver, é o grande ponto fraco do livro: os diversos erros presentes acabam por se tornar prejudiciais à leitura. Ortográficos e de sintaxe, estas falhas deverão ser suprimidas em trabalhos futuros, tendo um maior cuidado na revisão.
A narrativa acaba de forma muito aberta, deixando antever que novas aventuras serão vivenciadas por estes dois amigos. Apesar de não ser um livro completamente inovador, está escrito de forma cativante e divertida, abordando a magia de forma leve e presenteando o leitor com pequenas surpresas. Tem um enredo bem conseguido, focando várias personagens e oferecendo ao leitor um conhecimento mais conciso da história. Aguardo o próximo livro das "Crónicas de André e Vicente" com ansiedade, bastante curiosa por conhecer as novas peripécias em que se irão meter. Um livro de que gostei!
Música que aconselho para acompanhar a leitura: Canção Celta_Mike Oldfield
Para mais informações, consulte a página no Facebook da autora: https://www.facebook.com/AnitadosSantos.sitiodosfae
Sem comentários:
Enviar um comentário