...Franz Kafka frequentava campos de nudismo, mas recusava-se a tirar as calças, sendo conhecido como "O Homem do Fato de Banho"?
quarta-feira, 29 de agosto de 2018
segunda-feira, 27 de agosto de 2018
sábado, 25 de agosto de 2018
quarta-feira, 22 de agosto de 2018
#44 - Curi(livro)sidades
Sabia que...
... Friedrich von Schiller, um poeta alemão, mantinha maçãs podres na sua secretária, alegando precisar do cheiro da sua degradação para o ajudar a escrever?
segunda-feira, 20 de agosto de 2018
#108 - Dá-lhe Letras
Autor: Joël Dicker
__ D __ S __ __ __ R __ __ __ M __ N __ __ D __ S __ __ __ H __ N __ __ M __ __ __ __ R
Qual é o livro?
__ D __ S __ __ __ R __ __ __ M __ N __ __ D __ S __ __ __ H __ N __ __ M __ __ __ __ R
Qual é o livro?
sábado, 18 de agosto de 2018
quinta-feira, 16 de agosto de 2018
Opinião sobre "As Vantagens de Ser Invisível" - Stephen Chbosky
(Artigo de Opinião)
Autor: Stephen Chbosky
Título Original: The Perks of Being a Wallflower (1999)
ISBN: 978-989-234-279-5
Nº de páginas: 264
Nº de páginas: 264
Editora: ASA
Sinopse
Charlie tem 15 anos e ainda sonha com o primeiro beijo. Tímido, introvertido, não tem qualquer amigo. Acaba de entrar no décimo ano e já conta os dias que lhe faltam para acabar o secundário. Olha à sua volta e sabe que não pertence a nenhum grupo. É apenas um miúdo sensível, com uma inteligência superior à média, dividido entre viver a vida ou fugir dela. na dúvida, prefere ser invisível, como uma flor no papel de parede, que está lá mas em quem ninguém repara.
Não se vai manter invisível durante muito tempo. Sente a pressão do primeiro encontro, da primeira namorada. em seu redor há festas, sexo, drogas e um suicídio que o marca para sempre. Mas há também Sam, uma finalista por quem se apaixona perdidamente. e o meio-irmão dela, Pat, que é homossexual mas ninguém sabe. Os dois vão acolher Charlie, iniciá-lo num mundo de descobertas, guiá-lo ao longo dos misteriosos anos da adolescência.
As Vantagens de Ser Invisível, de Stephen Chbosky, é uma obra de enorme ternura, por vezes cruel, e sempre de uma sinceridade desarmante. Charlie abre-se ao leitor, revela os seus medos, angústias e o terrível segredo que o acompanha desde a infância.
Várias vezes premiado, e também censurado em algumas escolas e bibliotecas dos Estados Unidos, foi adaptado ao cinema pelo próprio autor, num filme da MTV, com Logan Lerman, Emma Watson e Ezra Miller nos principais papéis.
Este exemplar foi-me gentilmente cedido pela ASA em troca de uma opinião sincera
Opinião
Começo por agradecer à ASA pelo gentil envio do livro.
Há muito tempo que queria ler "As Vantagens de Ser Invisível" e foi, por isso, com grande alegria que soube que ia ser publicado em Portugal. E tenho de dizer, antes de mais, que este é realmente um livro maravilhoso.
Charlie é um rapaz de 15 anos que, eterno inadaptado, não se encaixa nos padrões pré-estabelecidos e anseia por encontrar o seu lugar no mundo. Solitário por natureza, vê a sua vida mudar quando conhece Samantha e Patrick, dois colegas mais velhos que o vão integrar no seu grupo de amigos e que vão, com isso, abrir portas para um atribulado caminho de aprendizagens e vastas experiências.
O livro está escrito sob a forma de cartas, de Charlie para um amigo, e, à medida que vamos lendo, vamos descobrindo mais e mais sobre a sua personalidade, as suas experiências de autodescoberta, os seus medos, segredos, sonhos e paixões. Há algo de profundamente intimista, sincero e enternecedor nestes relatos, tão humanos, simultaneamente crus e delicados, numa mistura singular de inteligência com ingenuidade.
Charlie é uma personagem muito especial. Observador atento com dificuldade em expressar-se, é um rapaz com uma inteligência acima da média mas com fracas capacidades sociais, que se sente sempre um pouco perdido e desajustado. Adorei acompanhar a sua viagem de autodescoberta, ver o seu desabrochar interior, o seu processo de aceitação e integração até deixar de querer ser "invisível".
"As Vantagens de Ser Invisível" é uma leitura apaixonante, com um protagonista encantador e curioso, que representa toda a inocência e a beleza da juventude, e que aborda de uma forma tocante temas que, apesar de o livro ter sido publicado em 1999, permanecem ainda muito atuais. Inteligente, escrito com uma sensibilidade fora do comum e profundamente terno, este é um daqueles livros especiais que encontramos de vez em quando e que nos enchem a alma. Adorei e recomendo muito a toda a gente!
Música que aconselho para acompanhar a leitura: The Tunnels_We Are Infinite
quarta-feira, 15 de agosto de 2018
#43 - Curi(livro)sidades
Sabia que...
...antes de adotar o pseudónimo de Mark Twain, Samuel Langhorne Clemens assinava os seus livros como "Josh".
segunda-feira, 13 de agosto de 2018
sábado, 11 de agosto de 2018
quarta-feira, 8 de agosto de 2018
#42 - Curi(livro)sidades
Sabia que...
...Stieg Larsson uma vez disse que The Girl With The Dragon Tattoo (A Rapariga Com A Tatuagem De Dragão, traduzido como Os Homens Que Odeiam As Mulheres, em português) é baseada no que seria a Pipi das Meias Altas em adulta?
segunda-feira, 6 de agosto de 2018
sábado, 4 de agosto de 2018
quarta-feira, 1 de agosto de 2018
Subscrever:
Mensagens (Atom)