quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Opinião sobre "O Caderno dos Sonhos" - Julien Sandrel

 O Caderno dos Sonhos

(Artigo de Opinião)


Autor: Julien Sandrel
Título Original: La Chambre des merveilles (2018)
ISBN: 978-972-0-03260-7
Nº de páginas: 240
Editora: Porto Editora


Sinopse

     Thelma é mãe solteira de Louis, um adolescente de 12 anos. Como todas as mães, faria tudo pelo seu filho, mas as solicitações de uma vida profissional exigente sobrepõem-se mais vezes do que seria desejável aos pedidos de atenção do jovem.

    Numa fatídica manhã, tudo muda: irritado com a falta de atenção da mãe, zangado e desiludido, Louis acelera no seu skate e, poucos metros adiante, é colhido por um camião. No hospital, o prognóstico é pouco animador. Louis está em coma e não há sinais de recuperação. Thelma enfrenta o seu pior pesadelo. Em casa, enquanto reúne algumas coisas do filho, Thelma encontra um caderno onde Louis tem vindo a registar os sonhos que gostaria de concretizar. A mãe decide, então, viver por ele cada um desses sonhos.

    Talvez recupere. Talvez volte para ela. E, se não voltar, Louis terá pelo menos vivido pelas histórias da mãe a vida com que sempre sonhou.

   Uma história comovente sobre amor, família, esperança e, acima de tudo, sobre o que é realmente importante na vida.


Este exemplar foi-me gentilmente cedido pela Porto Editora em troca de uma opinião sincera

Opinião

       Começo por agradecer à Porto Editora pelo gentil envio do livro.

      Thelma é uma mãe solteira que vê a sua vida mudar drasticamente quando o filho, o pequeno Louis, de 12 anos, tem um acidente e fica em coma. Habituada a dedicar uma grande parcela do seu tempo à sua carreira profissional, Thelma repensa agora as escolhas que tem feito e apercebe-se do que tem vindo a perder por dar certas coisas como garantidas.

       Sem sinais de recuperação, os médicos estabelecem o prazo de um mês, ao fim do qual, se não se registarem melhorias, deixarão Louis partir. Desesperada, Thelma encontra no quarto do filho um pequeno caderno, onde este tem registado sonhos que quer concretizar, e decide viver esses momentos, na esperança de que isso, de alguma forma, convença Louis de que a vida ainda tem muito a oferecer e lhe dê uma força extra na luta para acordar.

       E é nessa jornada para viver as aventuras que Louis tem agendadas para o futuro que Thelma se vai reencontrando, tomando consciência do que realmente é importante para si, e vai descobrindo pessoas que dão um novo toque de cor à sua vida.

      Esta é uma leitura extremamente fácil e rápida - e com uma escrita muito agradável -, apesar da premissa algo lúgubre, mas a verdade é que, por mais que a história seja bonita e tenha até alguns momentos bastante divertidos, não conseguia deixar de pensar o quão pouco credível me parecia o facto de uma mãe "abandonar" assim o filho num estado de saúde tão delicado e partir para o outro lado do mundo. Ou seja, a ideia é gira e enternecedora, mas, pelo menos, para mim, não totalmente convincente.

     "O Caderno dos Sonhos" é uma leitura rápida e fluída, que pode levar à lágrima os leitores mais sensíveis, mas que em quase todos deixará também um sorriso nos lábios. É uma história bonita da luta de uma mãe para trazer o filho de volta dos braços do coma, um processo de redescoberta das coisas boas da vida, mas que, por vezes, apresenta uma realidade demasiado embelezada e nem sempre muito plausível.

 Música que aconselho para acompanhar a leitura: Jacob Banks_Like You'll Never See Me Again

Sem comentários:

Enviar um comentário