"O que tem começo, tem fim."
Niccolo Maquiavel
"Felicidade é a certeza de que a nossa vida não se está a passar inutilmente."
"A vida é um caminho de sombras e luzes. o importante é que se saiba vitalizar as sombras e aproveitar as luzes."
"Devem exigir que eu procure a verdade, não que a encontre."

André e Vicente são dois amigos que têm como missão salvar o verde. A sua caracterização é-nos feita ao longo da história, à medida que vamos descobrindo mais sobre eles. Vivem numa pequena aldeia que está a atravessar um sério problema: o desaparecimento do verde, fenómeno que não conseguem impedir. Em busca de uma solução, o Conselho, reunido, encontra uns pergaminhos antigos onde está escrito que, outrora, o Bosques fora capaz de derrotar o Negro e repor o verde. André e Vicente partem, separados, em busca do Bosques e dos feéricos, pequenos seres ligados à natureza.
Apesar de ser uma história bem construída, não posso deixar de reparar no que, a meu ver, é o grande ponto fraco do livro: os diversos erros presentes acabam por se tornar prejudiciais à leitura. Ortográficos e de sintaxe, estas falhas deverão ser suprimidas em trabalhos futuros, tendo um maior cuidado na revisão."A gargalhada é o sol que varre o inverno do rosto humano."
"Os espelhos são usados para ver a cara. A arte, para ver a alma."
"A verdade não é, de modo algum, aquilo que se demonstra, mas aquilo que se simplifica."
"Eu caminho devagar, mas nunca caminho para trás."
"A razão engana-nos mais frequentemente que a natureza."
"O amor causa verdadeiros levantamentos geológicos do pensamento."
"Quando uma obra parece avançada para a sua época, é simplesmente porque a sua época está atrasada em relação a ela."
"A uma guerra justa preferimos uma paz injusta."
"Não siga as pegadas dos antigos, procure o que eles procuravam."
"Há dois tipos de pessoas: as que fazem as coisas, e as quem dizem que fizeram as coisas. Tente ficar no primeiro tipo. Há menos competição."
"As dificuldades são o aço estrutural que entra na construção do carácter."
"Um génio é um tipo que vive intensamente seja o que for."
"O espaço é um corpo imaginário, tal como o tempo é um movimento fictício."
"Apenas as grandes almas podem julgar as grandes coisas."
"Refletir é negar aquilo em que se acredita."
"Morte, a única das minhas aventuras que não comentarei..."
"Procurar e aprender, na realidade, não são mais do que recordar."
"Doce Tortura" é uma obra muito completa. Contém drama, mistério, romance, e aborda temas como a vulnerabilidade, a duplicidade, a morte, o pânico, os distúrbios, a perda, o medo e a loucura.
Tim muda-se para a casa e conhece a sua nova companheira e senhoria, Anna London, uma rapariga de 20 anos que é a proprietária de Fairview, onde vive sozinha, depois de os pais terem falecido num acidente de carro. Anna é extremamente misteriosa e reservada e Tim sente algumas dificuldades na comunicação. Ela conta-lhe da sua agorafobia - medo incapacitante de sair de casa - e diz-lhe que decidiu arrendar o quarto porque precisava de ajuda nas compras, uma vez que não podia sair. Tim não vê nisso um problema.
O livro é narrado na primeira pessoa por Tim , sendo que também contém alguns capítulos relatados por um narrador omnisciente, apresentando a perspetiva de Anna e algumas lembranças estruturantes. O suspense é um elemento constante, embora se vá acentuando à medida que nos aproximamos das revelações finais. "Nunca nos devemos esquecer que nenhum homem pode fugir de si mesmo."
"A beleza é uma carta de recomendação a curto prazo."
A primeira coisa que me cativou neste livro, para além da maneira apelativa como está concebida a capa - o título colocado por cima dos olhos da rapariga, tirando-lhe de certa forma a identidade, adaptando-se o seu caso a qualquer pessoa - foi a primeira página que procedia à dos agradecimentos e dedicatórias e que dizia: "O meu nome é Hannah. E esta é a história deles.".
Cada personagem relata uma parte da sua experiência com Hannah, contextualizando a ação. Contam também um pouco da sua própria história, aliviando um pouco do tema principal, e falando de outros assuntos importantes como, por exemplo, a homossexualidade.