segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Opinião sobre "A Árvore das Mentiras" - Frances Hardinge

A Árvore das Mentiras
(Artigo de Opinião)


Autora: Frances Hardinge
Título Original: The Lie Tree (2015)
ISBN: 978-972-23-608-52
Nº de páginas: 368
Editora: Editorial Presença


Sinopse

    As folhas eram frias e ligeiramente pegajosas. Não havia engano possível: Faith tinha-as visto meticulosamente reproduzidas no diário do pai. Estava diante da árvore das mentiras, que fora o maior segredo do reverendo, que fora o seu tesouro e a sua maldição. E agora a planta era dela, e a viagem que o pai não chegara a fazer poderia ser feita pela filha. Quando o pai de Faith morre, em circunstâncias misteriosas, ela decide investigar, para descobrir a verdade que se esconde por trás das mentiras. Procurando pistas entre os seus pertences, descobre uma estranha árvore, que se alimenta de mentiras sussurradas e dá um fruto que revela segredos ocultos. Mas, quando perde o controlo das falsidades que põe a circular, Faith percebe que, se a mentira seduz, a verdade estilhaça.


Este exemplar foi-me gentilmente cedido pela Editorial Presença em troca de uma opinião sincera


Opinião

      Começo por agradecer à Editorial Presença pelo gentil envio do livro.

    Faith Sunderly é uma jovem de catorze anos que, devido a um escândalo em que o pai, reverendo e reconhecido cientista, se vê envolvido, é obrigada a deixar a sua casa, em Londres, para umas férias forçadas na pequena ilha de Vane. 
  
    Após vários dias de quase exclusiva reclusão e de estranhos sintomas, o pai de Faith aparece morto e ela promete a si mesma  não descansar enquanto não descobrir a causa. As suas investigações acabam por conduzi-la até um preciso e misterioso espécime da coleção do pai: uma árvore que se alimenta de mentiras e cujo fruto oferece segredos e conhecimento a quem o consome.

    Empenhada na sua missão, Faith cria uma intrincada rede de mentiras que se vai tornando sucessivamente mais difícil de manter, corrompendo a sua inocência juvenil. Dar-lhe-á a árvore o conhecimento por que tanto anseia? E se sim, a que custo?

     Faith é uma personagem extremamente interessante. Apesar de ainda ser muito jovem, demonstra já um nível de maturidade e um grau de inteligência bastante avançados. Além disso, é uma rapariga com várias camadas  e cujas atitudes e pensamentos refletem uma sensibilidade e uma argúcia incomuns na sua idade. Achei que foi uma personagem muito bem construída e que me intrigou verdadeiramente durante a leitura.

   Não sabemos ao certo em que ano decorre a narrativa - temos apenas algumas pistas históricas que apontam para o século XIX como o período temporal provável -, mas encontramos uma sociedade em que a mulher é ainda considerada como um ser de intelecto inferior, cujas opiniões devem ser desvalorizadas, motivo pelo qual a sagacidade de Faith assume ainda maior destaque. 

     A escrita de Frances Hardinge é bela, quase poética, e, sem dúvida alguma, especial. Não só consegue fazer uma riquíssima construção de cenários e de personagens, como ainda embeleza as cenas com a escolha das palavras que usa. O ambiente sombrio e algo melancólico que serve de palco à história adequa-se perfeitamente à época e ao enredo e consegue envolver magistralmente o leitor. A autora descreve muito bem os cenários - mas sem se tornar demasiado cansativa - e, por diversas vezes durante a leitura, senti que os percorria realmente. 

     "A Árvore das Mentiras" é um livro extremamente bem escrito e bem pensado, com um enredo consistente e personagens muito bem desenvolvidas.  Mesmo que a trama não fosse tão original como é, creio que ainda assim a leitura valeria a pena unicamente pela forma como está escrito. Este é um livro que nos desafia por nos fazer pensar, refletir sobre o preço do conhecimento e sobre o valor da verdade. Uma excelente leitura!

 Música que aconselho para acompanhar a leitura: Fleurie_Hurts Like Hell

Para mais informações sobre o livro A Árvore das Mentiras, clique aqui.

Para mais informações consulte o site da Editorial Presença aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário