terça-feira, 28 de julho de 2015

Opinião sobre "O Baloiço Vazio" - Carla Lima

O Baloiço Vazio
(Artigo de Opinião)


Autora: Carla Lima
ISBN: 978-989-8629-44-9
Nº de páginas: 88
Editora: Pastelaria Studios


Sinopse


    "Eu deitada na cama, de barriga para cima, com os olhos fechados e os braços cruzados sobre o peito.
- O que estás a fazer?
- Estou a fingir que estou morta.
- Porquê?
- Porque me apetece. Importas-te?
- Mas porquê?
- Porque antes estar morta do que viver assim.
- Assim como?
- Numa prisão.
- Numa prisão?
- Estou presa a ti.
- Estamos presos um ao outro.
- Nem a fingir de morta me deixas em paz."


Este exemplar foi-me gentilmente cedido pela autora em troca de uma opinião sincera

Opinião

    Começo por agradecer à autora, Carla Lima, que gentilmente me cedeu este exemplar do seu livro de estreia.

     Achei a capa curiosa - os tons negros e os contornos de uma figura feminina sob o céu -, mas foi a sinopse que me deixou verdadeiramente intrigada. Contrariamente à maioria da de outros livros, esta sinopse não nos oferece uma ideia do que poderemos encontrar ao longo do livro: a sinopse é um fragmento do próprio livro, um pequeno excerto dos vários episódios desconcertantes apresentados.

    No prefácio, escrito por Carolina Cordeiro, somos logo prevenidos acerca do facto de este ser um livro que nos facultará mais perguntas do que respostas. No entanto, dificilmente nos preparará para aquilo com que nos iremos confrontar. Todo o mistério e a insanidade que se encondem por detrás da protagonista, Ana, ligam-nos mais a ela, através de laços gerados por sentimentos de condescendência.


  Narrado na primeira pessoa por Ana, o livro confunde momentos presentes com ocorrências passadas, assim como baralha situações reais com acontecimentos que derivam dos distúrbios da personagem. As circunstâncias expostas são sempre um tanto marcantes/traumatizantes.

   Toda a trama gira em torno do romance de Ana e Bruno, uma relação algo disfuncional que abala profundamente a estabilidade mental dela. A negligência pela parte de Bruno é constante, o que pode semear um certo ódio e aversão no leitor em relação a esta personagem mas, à medida que a história se desenrola, vamos compreendendo um pouco melhor as suas escolhas e atitudes.

   Li este livro em pouco mais de uma hora. A estrutura é maioritariamente dialogal e a escrita é relativamente simples, embora o enredo seja intenso e complexo. Existem poucas personagens, pois a sua importância é quase irrelevante, uma vez que a história é essencialmente focada no casal protagonista.

   Ana é alguém que nos faz pensar. Oscilando entre momentos de loucura e recordações fortes, funde os seus desejos, os seus traumas e a realidade, tornando-se um pouco difícil e, simultaneamente, intrigante para o leitor "desemaranhar" os acontecimentos e arrumá-los no seu devido lugar, numa tentativa de a compreender a ela e à sua história, e de separar o que é real do que é fruto da sua imaginação. Insegura, romântica e sonhadora são as três palavras que, na minha opinião, melhor descrevem a protagonista.

  O desfecho foi o que mais me surpreendeu. Totalmente inesperado e até sinistro, diria. As revelações das últimas páginas ajudam-nos a compreender e a encaixar importantes pormenores, o que contribui para o entendimento geral da narrativa.

    Não posso deixar de reparar no pouco cuidado demonstrado na revisão do livro, pois este apresenta diversos erros ortográficos. Fora isso, e apesar de a história ser bastante curta, considero que consegue captar e amarrar o leitor à sofrida história de Ana.

   Apesar de a obra ser, em toda a sua extensão, um pouco invulgar, resta-me dizer que gostei e que aconselho vivamente a leitura. E aguardo expectante o próximo livro da autora!



Música que aconselho para acompanhar a leitura: Bring Me To Life_Evanescence


Para mais informações, consulte a página no Facebook do livro: https://www.facebook.com/baloicovazio

Sem comentários:

Enviar um comentário