segunda-feira, 18 de abril de 2016

Opinião sobre "O Pacto" (Off-Campus #1) - Elle Kennedy

O Pacto
(Off-Campus #1)
(Artigo de Opinião)


Autora: Elle Kennedy
Título Original: The Deal (2015)
Tradução: Ester Cortegano
ISBN: 978-989-665-072-8
Nº de páginas: 448
Editora: Suma de Letras Portugal


Sinopse


     Hannah Wells encontrou finalmente aquela pessoa. Segura e confiante em todas as outras facetas da vida, enfrenta uma série de receios e inseguranças no que toca a sexo e sedução. Se quiser prender a atenção da sua nova conquista, terá de sair da sua zona de conforto... mesmo que tal signifique aturar o arrogante e infantil capitão da equipa de hóquei.

     ... mas vai ser tão bom!

    Ser jogador de hóquei profissional foi tudo o que Garret Graham sempre quis, mas as notas do final do curso ameaçam deitar por terra este sonho, pelo qual tanto tem lutado. Se ajudar uma morena, muito gira e cheia de sarcasmo, a fazer ciúmes a outro lhe garantir a posição na equipa, que seja!

    Mas um inesperado beijo leva-os às cenas de sexo mais incríveis das suas vidas, e não vai levar muito tempo até que Garret perceba que fingir não será o caminho...

     Terá, sim, de convencer Hannah de que o homem que ela procura se parece com Garret em tudo.


Este exemplar foi-me gentilmente cedido pela Suma de Letras em troca de uma opinião sincera

Opinião

       Começo por agradecer à Suma de Letras pelo gentil envio do livro.

     "O Pacto" é o primeiro livro da série "Off-Campus", uma coleção que ainda está a ser publicada no estrangeiro e que espero que continue a ser publicada em Portugal! Embora os livros sejam sobre personagens diferentes - secundárias neste primeiro volume -, penso que a autora terá mantido a linha e o registo nos restantes livros, pelo que me encontro bastante curiosa relativamente a eles.


    Confesso que a capa me deixou dividida - se, por um lado, consegue transmitir o lado mais sensual do livro, por outro confere-lhe um lado demasiado erótico... Mas não deixa de ser uma capa que provoca impacto e que alicia a leitura!

    Hannah Wells e Garrett Graham frequentam a universidade de Briar e isso parece ser a única coisa que têm em comum. Hannah é estudante de música, focada nos estudos e em conseguir vencer na vida, apesar do trauma resultante da violação de que foi vítima aos quinze anos. Garrett é o capitão da equipa de hóquei e a estrela da faculdade, o bad boy popular que não se quer comprometer com relacionamentos por não ter tempo para distrações, e cujo objetivo é tornar-se um nome importante no mundo do desporto que pratica. 

    No entanto, uma má nota num teste de Ética Filosófica e o interesse por um jogador da equipa de futebol acabam por juntar estes dois num pacto que se estende muito além do mote inicial... 

    Este romance poderia ser igual a muitos outros New Adult caso não existissem alguns elementos que acabam por marcar a diferença, distanciando-o dos demais do género: para começar, sabemos o "segredo" de Hannah logo na primeira página, pelo que a autora não se vale desse facto para construir a história e manter o suspense, não precisando disso para agarrar o leitor; em segundo lugar, a história não começa com a relação assumida de Hannah e Garrett, pelo contrário: o interesse de Hannah está, inicialmente, centrado noutra pessoa; e, por último, é ainda de salientar o facto de ter sido Garrett a desejar algo mais do que amizade, quando estava originalmente predisposto a manter-se alheado de tudo o que pudesse resultar na distração da sua carreira profissional. É interessante observar os vários estágios sequenciais da relação de Hannah e Garrett: o que começa por ser um acordo, rapidamente se transforma numa amizade, culminando finalmente no amor. Claro que alguns clichês, que marcam frequentemente este tipo de livro, também se encontram presentes, mas acabam por contribuir para a leveza geral da leitura.

    Gostei da personalidade de Hannah - uma rapariga espirituosa que, apesar dos traumas e dos danos psicológicos que sofreu, se conseguiu recompor e seguir com a sua vida, procurando sempre na música um refúgio. O seu comportamento é coerente com a sua situação: é um exemplo de força e de resolução, embora ainda seja possível notar o impacto que a violação repercute na sua vida, através dos seus medos e inseguranças. Além de tudo isto, confesso que o sarcasmo que lhe é intrínseco conseguiu cativar-me por completo e ainda arrancar-me algumas gargalhadas.

      Garrett é um rapaz que conquista pelo seu sentido de humor e pelo sentimento de proteção que demonstra por Hannah, ajudando-a a superar as suas inseguranças. Apesar da sua atitude inicialmente desinteressada para com as raparigas, ele deixa sempre claras as suas intenções e os seus interesses. E, certamente, o seu lado carinhoso e preocupado conseguirá conquistar muitas fãs do clã feminino! A verdade é que gostei da construção desta personagem, em parte pela fragilidade resultante da sua situação familiar algo conturbada.

    Tendo em conta que o livro é narrado na primeira pessoa, alternadamente, por Hannah e Garrett, temos acesso a uma visão mais aberta da mentalidade destes dois jovens. A linguagem usada é simples e, por vezes, um pouco crua, mas a leitura é sempre muito fluída e agradável. Os momentos de sexo estão naturalmente presentes, mas é privilegiada a relação emocional do casal, que se encontra em permanente processo de descoberta. A narrativa possui ainda um rol variado de personagens que contribuem para a solidez da trama.

     Elle Kennedy transporta vários problemas do quotidiano para a história e, embora muitos apenas ocupem um papel secundário na intriga, acabam por chamar a atenção do público para a necessidade de combater estes "temas tabu" que, infelizmente, são cada vez mais recorrentes.

     Um livro que se lê rapidamente e que, terminada a leitura, deixa uma sensação doce e satisfatória, exatamente o que se procura numa história deste género. Jovial, engloba temáticas mais sérias, entrançando-as com um divertido narrar dos acontecimentos que cativa facilmente e que prima pela leveza. Valerá, decerto, a pena fazer um pacto com este livro e com esta série, que espero poder acompanhar!

 Opinião sobre outros livros de Elle Kennedy:
 Música que aconselho para acompanhar a leitura: Heartbreak Girl_5 Seconds Of Summer

Sem comentários:

Enviar um comentário