quinta-feira, 17 de maio de 2018

Opinião sobre "Carry On - A História de Simon Snow" - Rainbow Rowell

Carry On - A História de Simon Snow
(Artigo de Opinião)


Autora: Rainbow Rowell
Título Original: Carry On (2015)
Tradução: Fernanda Semedo
ISBN: 978-989-773-076-4
Nº de páginas: 400
Editora: Saída de Emergência

Sinopse

      Na famosa Escola de Magia de Watford, Simon desempenha um papel especial: ele é o Escolhido, aquele que irá salvar todos do Mal. Mas a verdade é que, metade das vezes, Simon não consegue fazer a sua varinha funcionar, e, na outra metade, pega fogo a tudo. O seu mentor evita-o, a sua namorada deixou-o, e existe um monstro que se alimenta de magia e que utiliza o rosto de Simon. Para piorar as coisas, Baz, a némesis irritante de Simon, desapareceu. Só pode estar a preparar alguma!


     Carry On - A História de Simon Snow está repleto de fantasmas, amor, mistérios. Tem exatamente a quantidade de beijos e de conversa que seria de esperar numa história de Rainbow Rowell - mas muito, muito mais monstros.

    Esta é a história de Simon Snow, a personagem fictícia que povoava a vida e imaginação de Cath em Fangirl, o fabuloso romance de Rainbow Rowell.




Este exemplar foi-me gentilmente cedido pela Saída de Emergência em troca de uma opinião sincera


Opinião

      Começo por agradecer à Saída de Emergência pelo gentil envio do livro.

      "Carry On - A História de Simon Snow" centra-se nas personagens da história que Cath, a protagonista de Fangirl (podem ler a minha opinião aqui), tanto gostava. Já há algum tempo que este livro me suscitava bastante curiosidade, principalmente pelas boas críticas que tem vindo a receber, e a verdade é que, apesar de sentir que alguns aspetos podiam ter sido melhor trabalhados, gostei bastante desta leitura!

      Simon Snow é um promissor jovem mágico, destinado a grandes feitos, mas a verdade é que, até agora, ainda nem compreende como controlar corretamente todo o seu poder. Finalista em Watford, uma conceituada escola de magia, tem de partilhar o quarto com o seu inimigo de longa data, Baz, um rapaz algo misterioso e sombrio que, aparentemente, passa a vida a tentar matá-lo e a tentar roubar-lhe a namorada.

    Como se isso não bastasse, Simon tem ainda de lidar com um perigo maior e mais real: o temível Hundrum, uma criatura destruidora que consome magia e que se assemelha a Simon em criança. Conseguirá Simon lidar com todos os problemas e derrotar o Mal ou poderá ter-se o destino enganado quanto a este jovem mágico? 

    No início, tive algum receio que a autora mantivesse a história com demasiados pontos comuns à de Harry Potter. E a verdade é que existem, de facto, muitas semelhanças à história de J. K. Rowling - uma escola de magia, um jovem orfão mágico destinado a derrotar o mal... -, mas, felizmente, existem também muitas diferenças, que dão um toque identitário à história, ou não fosse este livro uma fanfiction. Foi, assim, com agrado, que vi a autora "descolar" da história original de Harry Potter e reinventá-la  com vampiros, fantasmas, mistérios e muitas peripécias à mistura.

     Rainbow Rowell mantém o carácter algo desastrado dos personagens de que tanto gosto. Simon é supostamente o Escolhido, aquele que vai salvar todos do Mal, mas nem consegue controlar devidamente a sua magia, já para não falar da confusão que é a sua vida amorosa. Simon é uma personagem divertida e bondosa, mas, por vezes, achei-o um pouco superficial, motivo pelo qual acabei por gostar mais de Baz, um rapaz mais fechado que carrega consigo um pesado fardo e que mantém os seus sentimentos em segredo, mas com uma personalidade mais vincada e atrativa.

    Apesar de ter gostado de toda a fantasia e magia da história, penso que foi a componente romântica que verdadeiramente me prendeu, apesar - ou exatamente por - não ter assim um destaque tão significativo no livro. Sem querer entrar em grandes pormenores para evitar spoilers, gostei bastante da forma como a autora densenvolveu naturalmente um romance homossexual e abordou os sentimentos dos dois jovens, quer um pelo outro, quer consigo mesmos.

   A história tem bastantes clichês e, por vezes, peca um pouco pela falta de originalidade e pela previsibilidade em determinados tópicos, mas sem dúvida que compensa no desenvolvimento das personagens e nas relações entre estas.

    Por vezes senti que havia mais aspetos a ser explorados, acontecimentos do passado que tinham potencial e que dariam mais consistência à história. Além disso, senti que também o final merecia ter sido desenvolvido com mais profundidade, para fechar todas as pontas soltas, mas ainda assim gostei do toque de esperança que fica nas possibilidades em aberto.

     "Carry On - A História de Simon Snow" foi um livro que me conquistou aos poucos, à medida que ia mergulhando num mundo mágico que se afastava cada vez mais do familiar, e que ia conhecendo as personagens, que são o grande ponto forte desta história. Este é um livro que recomendo aos leitores que gostam de fantasia e que procuram uma leitura refrescante, amorosa e divertida. Gostei bastante!


 Música que aconselho para acompanhar a leitura: Ed Sheeran_Who you are

1 comentário:

  1. Não é dos livros da Rainbow Rowell que mais quero ler, mas espero ler um dia :) Ainda só li o 'Anexos', mas gostei bastante e agora quero ler todos :D E as capas são simplesmente lindas!

    ResponderEliminar