Mostrar mensagens com a etiqueta Dorothy Koomson. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Dorothy Koomson. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 23 de julho de 2020

Opinião sobre "Vidas Adiadas" (Poppy & Serena #2) - Dorothy Koomson

Vidas Adiadas
(Poppy & Serena #2)
(Artigo de Opinião)


Autora: Dorothy Koomson
Título Original: All My Lies Are True (2020)
ISBN: 978-972-0-03333-8
Nº de páginas: 504
Editora: Porto Editora

ATENÇÃO: esta opinião pode conter spoilers de livros anteriores

Sinopse

    Verity mente…
     E é por isso que está prestes a ser detida por tentativa de homicídio.


     Serena mente desde sempre…

    E talvez por isso a sua filha se veja obrigada a fazer o impensável…



     Poppy vive assombrada pelas mentiras…

     Irá a sua busca pela verdade acabar por ferir todos os que ama?


     Todos mentimos.
     Mas quais mentiras acabarão em tragédia?



    Da autora bestseller de A filha da minha melhor amiga e Conta-me o teu segredo, chega-nos a arrebatadora continuação de Um erro inocente.


Este exemplar foi-me gentilmente cedido pela Porto Editora em troca de uma opinião sincera


Opinião

  Começo por agradecer à Porto Editora pelo gentil envio do livro.

     Passaram 10 anos desde o final de "Um Erro Inocente" (podem ler a minha opinião aqui) e "as Meninas do Gelado", Poppy e Serena, tentaram seguir com as suas vidas e abandonar de vez o passado... mas como esquecer algo que foi tão marcante e que está tão enraizado na sua forma de ser?

      Desde o final da adolescência que Poppy e Serena convivem com a culpa de se terem apaixonado por um homem mais velho, um professor que mantinha com elas um relacionamento abusivo e que culminou numa teia de problemas que acabou por mudar a vida das duas jovens. Passaram-se 30 anos, mas os fantasmas do passado teimam em não desaparecer e a busca pela verdade ameaça trazer novamente ao de cima segredos que deveriam já estar enterrados.

    Reencontramos também Verity, a filha mais velha de Serena, que, já crescida, assume também ela um papel de protagonista nesta sequela. Com 24 anos, é uma jovem advogada com um futuro que se adivinha promissor... até ao dia em que é detida e acusada de tentativa de homicídio. 


    Poppy quer provar a sua inocência e encontrar finalmente a paz, Serena quer proteger a filha e evitar que esta passe pelo mesmo que ela passou e Verity... Verity é a peça central deste puzzle em que nada é o que parece. Se todos mentem, como destrinçar a verdade da mentira?

     Esta é uma sequela que mantém a qualidade do primeiro livro, o que nem sempre acontece, e, para ser sincera, acho que ainda gostei mais deste livro do que de "Um Erro Inocente": suprime as poucas falhas do anterior, dá resposta a algumas das questões que tinham ficado por  responder e apresenta uma nova fase das vidas das protagonistas, que ainda não completaram o seu processo de catarse e que continuam atormentadas pelos traumas de uma época menos feliz. Além disso, adorei ver a evolução de Poppy e Serena, o surgir da voz de uma nova protagonista e a presença bem mais marcada dos núcleos familiares destas personagens.

   Já no primeiro livro tinha sido a minha personagem preferida, mas neste, de facto, a Poppy conquistou-me completamente. Gosto muito do desenvolvimento desta personagem e da sua personalidade forte e resiliente, apesar das vicissitudes que a vida lhe impôs e de que resultam grande parte das suas inseguranças. Verity assume também um papel central neste livro, e foi bom reencontrar a filha de Serena 10 anos mais velha, já uma jovem mulher, interessante mas também ela com a sua quota-parte de segredos.

   Como já disse, achei muito interessante que a autora tivesse explorado mais o impacto do que aconteceu 30 anos antes na vida de todos os membros destas famílias. Se em "Um Erro Inocente" descobrimos o passado de Poppy e Serena e a forma como as duas mulheres tentam reconstruir as suas vidas, em "Vidas Adiadas" percebemos também a repercussão que todo o sofrimento causou nos pais e nos irmãos das "Meninas do Gelado" e ficamos com outra perspetiva de alguns dos acontecimentos.

     O abuso é um tema que volta a ter destaque neste livro, mas que é abordado numa outra vertente, mais subtil mas igualmente importante, representando mais uma vez um importante alerta sobre a violência - por vezes disfarçada nas aparentes insignificâncias do quotidiano, tornando-se complicado para a vítima ver a situação como um todo antes de  as coisas se agravarem exponencialmente.

   Sem me querer alongar muito sobre o final, resta-me só dizer que gostei bastante e que fica no ar a esperança de que talvez ainda chegue um terceiro livro sobre estas personagens... se chegar, cá estarei para o ler!

    "Vidas Adiadas" é uma leitura viciante, cheia de suspense e reviravoltas, onde a verdade e a mentira se confundem num novelo de segredos e embustes, e em que nunca sabemos em quem podemos confiar. Quem gostou de "Um Erro Inocente" vai de certeza gostar de reencontrar estas personagens e, para quem ainda não leu, é uma excelente oportunidade para dar uma chance a esta duologia, que vale muito a pena! Adorei e recomendo!



Opinião sobre outros livros de Dorothy Koomson:
Um Erro Inocente (Poppy & Serena #1)

 Música que aconselho para acompanhar a leitura: Selena Gomez_Lose You To Love Me

terça-feira, 21 de julho de 2020

Opinião sobre "Um Erro Inocente" (Poppy & Serena #1) - Dorothy Koomson

Um Erro Inocente
(Poppy & Serena #1)
(Artigo de Opinião)


Autora: Dorothy Koomson
Título Original: The Ice Cream Girls (2010)
ISBN: 978-972-0-04100-5
Nº de páginas: 448
Editora: Porto Editora


Sinopse

    O primeiro amor pode matar…


  Durante a adolescência, Poppy Carlisle e Serena Gorringe foram as únicas testemunhas de um trágico acontecimento. Entre aceso debate público, as duas glamorosas adolescentes viram-se a braços com os tribunais e foram apelidadas pela imprensa de "As Meninas do Gelado".

      Anos mais tarde, tendo seguido percursos de vida muito diferentes, Poppy está decidida a trazer ao de cima a verdade sobre o que realmente sucedeu, enquanto Serena, esposa e mãe de dois filhos, não pretende que ninguém do presente desvende o seu passado. Mas é impossível enterrar alguns segredos - e se o seu for revelado, a vida de ambas voltará a transformar-se num inferno…

   Emocionante e enternecedora, esta história fará com que nos perguntemos se alguma vez poderemos conhecer verdadeiramente aqueles que amamos.


Este exemplar foi-me gentilmente cedido pela Porto Editora em troca de uma opinião sincera


Opinião

       Começo por agradecer à Porto Editora pelo gentil envio do livro.

       Quase 3 anos depois de me ter estreado com Dorothy Koomson, com a "A Amiga" (podem ler a minha opinião aqui), aproveitei a publicação de "Vidas Adiadas", a sequela de "Um Erro Inocente", para me aventurar na história de Poppy e Serena - e ainda bem que o fiz!

     Estamos em 1989 e Poppy Carlisle e Serena Gorringe enchem os cabeçalhos dos jornais. Apelidadas pela imprensa de "As Meninas do Gelado", as duas adolescentes são acusadas de um crime hediondo: a tortura e morte de Marcus Halnsey, um respeitável e popular professor.
     
         Passaram vinte anos e a vida das duas mudou radicalmente: Poppy foi presa por um crime que jura não ter cometido; Serena construiu uma vida e vive atormentada pelo peso da culpa, sempre com medo de que tudo se desmorone. Poppy quer vingança, Serena não quer remexer no passado... Afinal, o que aconteceu naquele fatídico dia?

       Esta história é-nos contada a duas vozes e em duas linhas temporais: temos Poppy e Serena; e temos o presente, em 2010, e o passado, no final dos anos 80. Há vinte anos que Poppy e Serena são perseguidas pelo trauma e pelo estigma, enredadas numa teia de mentiras e segredos, sem que ninguém acredite nelas. Vinte anos em que uma delas esteve a cumprir uma pena por um crime que diz não ter cometido e em que a outra, apesar de ter estado em liberdade, foi sempre prisioneira do medo de ver a verdade vir ao de cima.

       Quero, antes de mais, dizer que gostei muito deste livro. A autora criou um enredo intrigante e verosímil, enquadrado numa época em que as relações abusivas ainda eram consideradas culpa da vítima e não do agressor. Quer a versão jovem quer a adulta de Poppy e Serena são facetas muito bem construídas, com personalidades que se destacam e que cativam. Ainda assim, e sem querer entrar demasiado em pormenores para não incorrer em spoilers, a resignação rápida de uma das personagens não me convenceu totalmente.

     Koomson não poupa em descrições chocantes e, por diversas vezes, durante a leitura, senti o clima opressivo e quase claustrofóbico vivido pelas protagonistas. A autora descreve tão bem o espetro de emoções experenciado pelas personagens que, aliado ao facto de a história ser narrada na primeira pessoa, acaba por permitir ao leitor sentir-se também ele parte da trama.

    Acho que a autora optou por um final que apanhará muita gente de surpresa, embora eu confesse que já suspeitava do que veio a acontecer. Ainda assim, admito que é um bom final, que quase de certeza deixará grande parte dos leitores boquiaberta, mas que poderá não satisfazer totalmente aqueles que preferem um desfecho onde tudo termine bem para os bons da fita.

    São vários os temas importantes que acabam por ser falados neste livro e que convidam à reflexão, destacando-se o da violência física e psicológica nos relacionamentos. Gostei muito da forma como a autora abordou estes tópicos mais delicados, retratando a manipulação e a submissão impostas pelo agressor e expondo e desconstruindo a culpa que as vítimas muitas vezes sentem e que, de forma direta ou indireta, lhes é frequentemente imputada pela sociedade.

    Com personagens ricamente construídas e um clima constante de incerteza que, com uma pitada de suspense, tornou a leitura viciante, "Um Erro Inocente" é a história envolvente, por vezes terna e muitas vezes chocante, de duas jovens que viram o seu futuro comprometido devido a, lá está, um erro inocente. Achei extremamente interessante a forma como, entrelaçados no presente, a autora nos foi contando episódios do passado das protagonistas, permitindo-nos não só perceber o impacto que o trauma da adolescência teve sempre durante a vida adulta, mas também ver como a culpa infundada continua a perseguir as vítimas tanto tempo depois. Gostei muito e mal posso esperar por começar o "Vidas Adiadas" e reencontrar estas personagens! Muito bom!


Opinião sobre outros livros de Dorothy Koomson:

 Música que aconselho para acompanhar a leitura: Selena Gomez_Lose You To Love Me

sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Opinião sobre "A Amiga" - Dorothy Koomson

A Amiga
(Artigo de Opinião)


Autora: Dorothy Koomson
Título Original: The Friend (2017)
Tradução: Irene Ramalho
ISBN: 978-972-0-04025-1
Nº de páginas: 496
Editora: Porto Editora


Sinopse

    Quando o marido é promovido, Cece Solarin muda-se para Brighton com os três filhos, animada com a possibilidade de um recomeço. No entanto, o ambiente do bairro que a acolhe parece-lhe ansioso e os vizinhos sobressaltados. 

    Cece descobre que, três semanas antes, Yvonne, uma das mães mais populares da zona, foi deixada às portas da morte, no pátio da escola dos filhos - a mesma onde se vê obrigada a inscrever os seus. 

   No primeiro dia de aulas, Cece conhece três mães muito diferentes que parecem querer ajudá-la neste novo começo. Mas Maxie, Anaya e Hazel são também amigas de Yvonne, e a polícia desconfia que uma delas poderá estar envolvida no crime. 

    Preocupada com a segurança dos filhos, Cece está decidida a descobrir a verdade…


Este exemplar foi-me gentilmente cedido pela Porto Editora em troca de uma opinião sincera

Opinião

      Começo por agradecer à Porto Editora pelo gentil envio do livro.

      Este ano está a ser espetacular no que toca a conhecer novos autores, e Dorothy Koomson só veio confirmar isso mesmo. Apesar de "A Filha da Minha Melhor Amiga" ser, provavelmente, o seu livro mais conhecido, foi com "A Amiga" que me estreei nesta autora, e tenho a dizer que esta foi uma leitura maravilhosa!

    Devido à promoção do marido, e numa tentativa de salvar o seu casamento, Cece Solarin deixa o seu emprego e a sua vida em Londres para se mudar para a pequena cidade de Brighton, onde a espera a ocupação como dona de casa. Algo assustada perante a perspetiva de se encontrar numa localidade em que não conhece ninguém, Cece tem ainda outro problema com que se preocupar: há apenas uns meses atrás, foi encontrada uma mulher - Yvonne, a responsável pela Associação de Pais da Preparatória de Plummer - brutalmente agredida na escola para onde agora iria mandar os seus dois gémeos.

     E é exatamente quando vai levar os seus filhos mais novos, Oscar e Ore, às aulas, que Cece conhece três mães que acabariam por se tornar suas amigas - Maxie, Anaya e Hazel. As mesmas três mulheres que, em tempos, tinham sido as melhores amigas de Yvonne, e que podem, de alguma forma, estar relacionadas com o ataque desta. 

     Cece ver-se-á não só no meio de todo este mistério, como terá ainda a missão de descobrir qual destas mulheres poderá ser a responsável pela agressão a Yvonne. Poderá Cece confiar nestas mulheres que lhe estenderam a mão numa altura em que se sentia tão sozinha? Por que razão é que as versões dos acontecimentos delas não batem certo? Até onde será preciso ir para se guardar um segredo?

      Adorei a forma como a autora optou por narrar a história, não só por termos a narração alternada entre as diversas personagens - Cece, Anaya, Hazel e Maxie -, como por também conter vários flashbacks que nos mostram alguns episódios importantes do passado das mesmas que nos permitem compreender melhor algumas atitudes e situações. Além disso, a escrita da autora é extremamente agradável e o ritmo vai acelerando à medida que vamos penetrando nas teias de mentiras e segredos das personagens.

   Achei interessante a variedade de etnias e culturas representadas, bem como a diversidade dos problemas das personagens. Penso que a autora se terá preocupado em conferir uma dimensão real às personagens, não só nas pequenas questões do quotidiano, como também nos segredos que carregam. Talvez por todas as personagens serem tão diferentes, mas tão especiais à sua maneira e tão bem caracterizadas, não é fácil escolher uma que me tivesse agradado mais. No entanto, não posso deixar de demonstrar a minha simpatia por Cece, por ser uma mulher destemida, com uma personalidade forte e fiel aos seus princípios, e por Anaya, cujos capítulos me despertavam sempre o interesse.

    O enredo de "A Amiga" está muito bem construído, pois ficamos sempre em suspenso, tentando adivinhar o que escondem as diversas personagens. De facto, neste livro temos intrigas múltiplas, havendo a questão central - quem agrediu Yvonne -, e várias linhas paralelas - os segredos de cada personagem. Como se todo este mistério não fosse suficiente para cativar o leitor, este é ainda um livro bastante completo em termos de géneros literários: tem romance, muito suspense e até uns laivos de policial e thriller.

    "A Amiga" foi uma fantástica estreia com Dorothy Koomson: um livro que me cativou desde o início e que manteve a qualidade ao longo de toda a leitura até ao surpreendente final. Um livro muito bem escrito, com personagens muito realistas que, conjugadas com a alternância de perspetivas, conferem ao livro um carácter mais diversificado e dimensional. Uma excelente leitura que recomendo!

 Música que aconselho para acompanhar a leitura: Taylor Swift_Look What You Made Me Do