sábado, 19 de setembro de 2015

Opinião sobre "O Despertar" - Lycia Barros

O Despertar
(Artigo de Opinião)


Autora: Lycia Barros
Título Original: Despertar - A Bandeja (2014)
Adaptação: Ana Rita Silva
ISBN: 978-989-8775-36-8
Nº de páginas: 336
Editora: Pergaminho


Sinopse



     Aos 18 anos, Angelina está prestes a viver o maior desafio da sua vida: sair da cidade natal de Petrópolis, deixando para trás o amor e a proteção da sua família e dos seus amigos, para estudar ma universidade, no Rio de Janeiro.

     Assim que se instala na república de estudantes e começa a frequentar as aulas, Angelina percebe que as dificuldades serão muitas. Divide um quarto com uma colega desorganizada, que vive de festa em festa e sempre com más companhias. Não há dúvida, a vida de estudante não é como Angelina sonhava: as condições são precárias, as aulas, desmotivantes, e o ritmo de vida é cansativo.

    É então que Angelina conhece Alderico, ou Rico, um homem lindo, fascinante, irresistível. Para sua surpresa, vem a descobrir que Rico é o seu professor de Linguística; e - surpresa ainda maior! - está igualmente interessado nela...

    Deslumbrada com a descoberta da paixão e certa de que Rico é o seu grande amor, Angelina atira-se de cabeça na relação, ignorando os conselhos que recebera dos pais a vida inteira. Ao mesmo tempo, começa a ter sonhos estranhos, que não consegue compreender, sobre homens que se transformam em feras... Será que algum poder superior lhe está a tentar enviar uma mensagem?


Este exemplar foi-me gentilmente cedido pela Pergaminho em troca de uma opinião sincera

Opinião


       Começo por agradecer à Pergaminho o envio do livro. "O Despertar" tem uma capa muito bonita. As cores suaves, a fotografia simples de um casal jovem e a paisagem verde de fundo conferem à capa um toque singelo que alicia a leitura.

      Angelina é uma rapariga de 18 anos que vive numa pequena cidade do Brasil, Petrópolis, e que se prepara para realizar o seu sonho - estudar Literatura para uma universidade do Rio de Janeiro. Criada numa família tradicional, católica, Angelina é a típica menina inocente e sonhadora.

     Consegue um lugar na república graças à filha de uma amiga da mãe, a Michele, tendo de partilhar o quarto com ela. Mas a Michele é exatamente o oposto do tipo de pessoas com quem Angelina se costuma relacionar - é desorganizada, fuma, droga-se, embebeda-se, falta às aulas e envolve-se com vários rapazes.

    O primeiro dia de aulas da protagonista também não corre da melhor maneira. Claro que tudo muda quando ela conhece por acidente Alderico, ou Rico, um homem lindo e sedutor, que vem a descobrir ser o seu professor de Literatura. Vão se encontrando e Angelina começa a nutrir sentimentos, até então desconhecidos, pelo professor, e os dois acabam por se envolver.

     A par do romance, ela começa a ter sonhos estranhos de anjos com bandejas, que se transformam em animais e a perseguem. Serão esses sonhos avisos de que algo está errado? Mas ela acaba por ignorar o perigo em prol de um amor platónico, entregando-se aos seus sentimentos. Só que nem tudo correrá bem e Angelina terá de fazer escolhas importantes.

     Este é um livro que gira em torno de valores cristãos. No entanto, aborda o tema de forma suave, não impingindo a religião, mas desmistificando-a. Lycia Barros apresenta a ideia de crença como algo saudável, como segurança e não como obrigação.

     "O Despertar" oferece bons momentos de leitura, levando o leitor a refletir sobre o tema retratado. A escrita é simples e acessível, e o enredo não é demasiado complexo - centrado na vida de Angelina, o livro foca também a história de outros personagens intervenientes, o que acaba por aligeirar a leitura. Na minha opinião, os acontecimentos são, na sua maioria, previsíveis, e isso retira algum encanto à história. Porém, independentemente de o leitor ser, ou não, crente, este é um livro que vale a pena ler, pois decerto irá fazê-lo encarar a religião de uma outra perspectiva. Uma boa leitura!

Música que aconselho para acompanhar a leitura: Losing My Religion_R.E.M.

Sem comentários:

Enviar um comentário