domingo, 27 de setembro de 2015

Opinião sobre "O Espião Português" (Freelancer #1) - Nuno Nepomuceno

O Espião Português
(Freelancer #1)
(Artigo de Opinião)


Autor: Nuno Nepomuceno
ISBN: 978-989-706-142-4
Nº de páginas: 376
Editora: TopBooks


Sinopse


   
Estocolmo, Suécia.
Encerramento da presidência da União Europeia.


     Quando André Marques-Smith, o jovem director do gabinete de Informação e Imprensa do Ministério dos Negócios Estrangeiros português é enviado à capital sueca, está longe de imaginar que aquele será um ponto de viragem na sua vida.

     Ao serviço de Cadmo, a agência de espionagem semigovernamental para a qual secretamente trabalha, recupera a primeira parte de um grupo de documentos pertencentes a um cientista russo já falecido. Mas quando regressa a Portugal, tudo muda. Uma nova força obteve a segunda parte do projecto e, de uma forma violenta e aterrorizadora, resolveu mostrar ao mundo que está na corrida pelos estudos do cientista.

     Por entre cenários reais de cidades como Estocolmo, Roma, Viena, Londres e Lisboa, a luta pelo inovador projecto começa, os disfarces sucedem-se, as missões multiplicam-se. E, enquanto é forçado a lidar com os condicionalismos de uma vida dupla, André vê-se inesperadamente envolvido num mundo de mentiras e traições, o mesmo que o levará a fazer uma descoberta que poderá mudar toda a Humanidade.

Este exemplar foi-me gentilmente cedido pelo autor em troca de uma opinião sincera

Opinião


       O livro "O Espião Português", vencedor do Prémio Literário Note! em 2012, foi-me oferecido pelo autor, Nuno Nepomuceno, a quem dirijo desde já o meu agradecimento.

         André Marques-Smith é um promissor jovem de 27 anos. É diretor do Gabinete de Informação e Imprensa do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) português e secretário pessoal do Ministro, João Santos Ferreira. A par do seu trabalho no corpo diplomata português, André é também um dos mais conceituados agentes da Cadmo, uma agência de espionagem semigovernamental sediada em Londres.

      Torna-se um pouco complicado falar sobre a história deste livro sem deixar escapar algum pormenor que estrague o prazer da revelação aquando da leitura. André vive uma vida dupla e isso é excecionalmente bem retratado. A coragem e o sangue frio necessários para o sucesso das missões; a dor e as marcas deixadas por um amor antigo; o quotidiano e a normalidade na interação com os colegas de trabalho, os amigos e a família - tudo singularmente equilibrado.

       É fácil a conexão do leitor com o protagonista, pois a empatia é quase instantânea. Embora não seja apenas um policial, o mistério e o perigo são elementos constantes ao longo de "O Espião Português". A ideia de uma descoberta que pode mudar o mundo,  associada à rede de traições e mentiras em que está inserido o universo da política e da espionagem europeias, representam elementos fortes e curiosos.

       Algo que me cativa verdadeiramente neste livro é a facilidade com que o autor nos ludibria, levando-nos a supôr que já sabemos o que vai acontecer para, de seguida, nos provar exatamente o contrário. As surpresas são sucessivas à medida que vamos voltando avidamente as páginas.

    A estrutura da escrita é simples - muitos diálogos e frases curtas criam suspense. No entanto, Nuno consegue atribuir às palavras um toque de sofisticação que alicia o leitor. As cenas de ação (lutas e fugas) são perfeitamente descritas e, embora a história seja narrada na terceira pessoa, é possível experienciar as sensações - alegria, dor, cansaço, pânico... - vividas pelos personagens e, em especial, pelo protagonista.

     É notório o cuidado na construção das circunstâncias - tudo é sequencial e acontece no tempo certo, proporcionando a quem lê um sentimento de adição pelo livro.

      O enredo é muito rico e complexo - não se foca apenas na vida profissional de André, abrange muito mais. É-nos apresentado um André espião, mas também um André amigo, um André filho e irmão, um André vulnerável, um André traído pelo amor e, acima de tudo, um André humano. A caracterização do personagem está especialmente bem feita e agrada também com facilidade ao público feminino - é um rapaz jovem, bem parecido e de porte atlético, com uma boa educação e vindo de uma boa família, humilde, carinhoso e até um pouco frágil e amargurado. Um homem com valores que sofre por amor. É quase impossível ficar indiferente a este protagonista! Há também muitos outros personagens que conferem carisma à história, pois são altamente fascinantes e imprevisíveis.

  Primeiro volume da trilogia Freelancer, este é um livro que nos seduz por completo. Sendo a espionagem o tema central, o autor consegue contextualizar a vida de André e atribuir-lhe um lado mais emocional, característica pouco comum na maioria de outros personagens espiões. Tão bem escrito que agrada a todos os tipos de público, e com qualidade superior à de muitos livros estrangeiros, que comummente valorizamos e preferimos aos nacionais, este é o exemplo perfeito  de que também se fazem obras sensacionais no nosso país e de que se deveria dar mais destaque e apoio aos autores portugueses. Nuno Nepomuceno conseguiu criar uma trama  de tal modo viciante, que 376 páginas se leem em apenas 3 dias e que, no final, fica uma sensação de "quero mais!". Claro que já comecei a ler o segundo volume, "A Espia do Oriente", mas desta vez de forma mais lenta, para que possa prolongar o prazer da leitura até próximo da publicação do último livro da trilogia, que está para breve! Um livro que, simplesmente, adorei!


Música que aconselho para acompanhar a leitura: Lay Me Down_Sam Smith


Para mais informações e para poder acompanhar as novidades relativas a esta fantástica trilogia, não se esqueça de deixar o seu "gosto" na página "Trilogia Freelancer, por Nuno Nepomuceno": https://www.facebook.com/trilogiafreelancer

Sem comentários:

Enviar um comentário