domingo, 8 de novembro de 2015

25 Questões ao Criador - Conhecendo melhor... Susana Esteves Nunes (Entrevista)

Biografia:


      Susana Esteves Nunes nasceu no coração da bonita cidade de Lisboa, no dia 04 de Agosto de 1976. Nem sempre foi uma apaixonada pela língua de Camões, mas confessa que, ao longo dos anos, a leitura e a escrita se tornaram um vício. A paixão pela leitura nunca se sobrepôs à vontade de ecrever histórias. Foi então, que no ano de 2012, lançou o seu primeiro romance, com o título "A Força do Destino". Depois de vários acontecimentos que permitiram que se dedicasse a cem por cento à escrita, a autora lança agora o seu segundo romance, "Caminho Traído".

(Biografia retirada do site da Chiado Editora: https://www.chiadoeditora.com/)

Começo por deixar aqui o meu agradecimento à Susana por ter aceite responder a esta entrevista  e por toda a simpatia e sinceridade com que enfrentou este pequeno desafio.


Entrevista:

Dream Pages (D.P.): 1_Quando começou a escrever?
    Susana Esteves Nunes (S.E.N.): Desde sempre que dei por mim a desabafar na escrita. Sempre que me aborrecia com alguma coisa escrevia sobre o assunto. Nunca pensei concretizar a ideia de escrever livros, confesso… No entanto, no ano de 2012 surgiu a oportunidade de editar o meu primeiro romance, que comecei a escrever cerca de um ano antes da sua publicação.

D.P.: 2_Em que contexto surgiram os seus livros “A Força do Destino” e “Caminho Traído”? Como é que surgiu a oportunidade de os publicar?
     S.E.N.: Como referi na questão anterior, nunca pensei concretizar o sonho de escrever livros. Hoje, tenho a certeza de que foi a melhor opção que tomei. A escrita surgiu de acontecimentos menos bons. Aquela velha frase “Deus fecha uma porta mas abre sempre uma janela” passou a fazer todo o sentido para mim, pois foi depois de me ver obrigada a deixar o meu trabalho que decidi dedicar-me ao que tanto gosto e que sempre deixei para segundo plano, a escrita.
      A publicação de livros de novos autores, através das editoras mais “populares”, é bastante complicada. No entanto, e depois de ter enviado o original para diversas editoras, e de receber as devidas respostas, optei pela Chiado Editora por me parecer aquela que reunia melhores condições para a edição dos meus livros.

D.P.: 3_De onde vêm as suas personagens? Identifica-se com alguma delas?
     S.E.N.: Sim. Com a capacidade de amar, representada na personagem de Maria Eduarda, do meu primeiro livro, “A Força do Destino”. Também com a capacidade de ultrapassar as tempestades e adversidades da vida. Esta última representada na personagem de Amélia, do meu segundo romance, “Caminho Traído”.


D.P.: 4_Como lida com as críticas ao seu trabalho?
     S.E.N.: Lido muito bem. Já recebi várias críticas, tanto positivas como negativas. Quando bem fundamentadas, agradeço e respeito todas as críticas que recebo, pois estou ciente de que ainda tenho um longo percurso pela frente. Por exemplo, o meu primeiro livro “A Força do Destino”, é e vai continuar a ser o meu “Bebé”. Foi o primeiro e tenho de aceitá-lo com todos os erros e defeitos. Porém, hoje, acho-o muito fraco em termos de enredo. Se fosse hoje tenho a certeza de que faria um trabalho significativamente melhor. Estando desde já a assumir uma evolução, despretensiosa, relativamente à minha escrita.

D.P.: 5_O que sente quando escreve? O que lhe dá mais prazer na escrita? Qual é a maior dificuldade que sente quando está a escrever?
    S.E.N.: Bem, quanto ao que sinto é simples… Uma verdadeira felicidade. Adoro criar personagens, inventar histórias, criar enredos… Quanto às dificuldades que sinto na escrita, penso que a inexperiência dificulta um pouco todo este processo. No entanto, estou confiante de que à medida que o tempo passa essa inexperiência se desvaneça e torne tudo mais fácil.

D.P.: 6_Tem algum ritual de escrita? 
    S.E.N.: Não.

D.P.: 7_Para além de escrever, qual é o seu maior talento?
    S.E.N.: Escrever ainda não é um talento. ainda tenho um longo percurso pela frente até se poder considerar um talento. Quanto aos outros possíveis talentos, acho que tenho um incontornável… Gosto de respeitar todas as pessoas que se cruzam no meu caminho. Considero que o respeito deveria ser a base essencial de todos nós.

D.P.: 8_Considera a escrita uma necessidade ou um passatempo?
   S.E.N.: Considero a escrita uma necessidade, um passatempo, um amor, uma sorte, uma bênção… 

D.P.: 9_Prefere ler ou escrever?
   S.E.N.: Ambas me dão muito prazer. No entanto, assumo que escrever, ainda assim, está no primeiro lugar das minhas preferências.

D.P.: 10_O que pensa que seria do mundo sem livros?
   S.E.N.: Seria apenas o mundo! Os livros têm a capacidade de mudar o mais insensível dos homens. Os livros são, em muitos casos, a salvação de muitas mentes aparentemente falidas de sentimentos.

D.P.: 11_Qual é o seu escritor favorito?
    S.E.N.: Da atualidade, gosto muito de ler Lesley Pearse e Nicholas Sparks.

D.P: 12_Qual é o seu livro preferido?
    S.E.N.: Não é propriamente o meu preferido, pois não gosto de referir livros preferidos. Todos eles têm um lugar especial, todos eles me acrescentam alguma coisa. Mas posso dizer que gostei muito do livro de Nicholas Sparks, “ As palavras que nunca te direi”.

D.P.: 13_Houve algum livro que a tenha feito olhar o mundo de forma diferente?
    S.E.N.: Nesta questão já posso referir os livros de Lesley Pears, pois qualquer um deles nos faz pensar na vida, e no mundo, de uma forma diferente.

D.P.: 14_Prefere o livro ou o filme?
    S.E.N.: Sem dúvida o livro.

D.P.: 15_Qual é a sua música preferida?
     S.E.N.: Vou responder da mesma forma que respondi à questão dos autores favoritos. Com a diferença de que não vou mencionar nenhuma música em particular. Gosto de música de todos os géneros. Cada música tem a sua importância, dependendo do que me faz recordar, ou dependendo também do meu estado de espirito na altura.

D.P.: 16_Costuma ouvir música quando está a escrever?
       S.E.N.: Nunca. Quando escrevo sou a pessoa mais chata do mundo. Normalmente escrevo em silêncio e não gosto nada de ser interrompida. :)


D.P.: 17_É fácil conciliar a escrita com o seu trabalho e a sua vida? 
    S.E.N.: Decidi este ano dedicar-me apenas à escrita. No entanto, quando se quer, não é difícil conciliar o trabalho com a escrita ou até mesmo com a leitura. Acredito que quando uma coisa nos faz bem é insano não arranjarmos um bocadinho de tempo para a fazer.

D.P.: 18_Qual é a sua citação favorita?
       S.E.N.: Gosto muito de Fernando Pessoa. Em particular de uma frase que costumo interiorizar quando tudo parece estar fora do lugar, pois acho que devemos dar valor ao facto de termos sido escolhidos para viver neste pequeno filme a que chamam de vida.
“Às vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido.”

D.P.: 19_Quem/Qual é a sua fonte inspiração?
     S.E.N.: As pessoas que amo, gosto, e que admiro são, sem dúvida, a minha fonte de inspiração.

D.P.: 20_Qual é o seu maior sonho?
      S.E.N.: Ser uma escritora de facto ;)

D.P.: 21_Qual é o seu lema de vida?
     S.E.N.: Amar e respeitar o próximo.

D.P.: 22_Está a trabalhar em novos projetos? O que podem os leitores esperar para o futuro?
     S.E.N.: Sim. Estou a escrever o meu terceiro romance. Espero ter novidades em breve.

D.P.: 23_Onde podem os leitores adquirir os seus livros "A Força do Destino" e "Caminho Traído"?
    S.E.N.: Infelizmente não estão disponíveis (fisicamente) em todos os espaços reservados para o efeito. No entanto, online estão disponíveis em todas as livrarias. Também costumo publicar na minha página de facebook os locais onde costumo estar a promover os meus livros, através de apresentações ou sessões de autógrafos. (https://www.facebook.com/SusanaEstevesNunes)

D.P.: 24_Alguns conselhos para os novos escritores?
    S.E.N.: Acreditem e nunca desistam do vosso sonho. É difícil mas compensa.

D.P.: 25_E, por fim, qual é para si o maior segredo do Universo?
    S.E.N.: Não faço ideia… :) Mas acredito que fomos escolhidos para fazer parte dele por alguma razão. Resta-nos fazer alguma coisa para deixar o nosso cunho pessoal (e isso pode ser apenas plantar uma árvore ou espalhar o bem…). Também para aprendermos a ser pessoas melhores, pois o mundo anda virado do avesso! E com tanta maldade que o ser humana espalha, resta-nos rezar para que o universo nunca se vire contra nós.






Para mais informações, consulte a página no Facebook da autorahttps://www.facebook.com/SusanaEstevesNunes

Sem comentários:

Enviar um comentário