sábado, 28 de novembro de 2015

Opinião sobre "Juro Amar-te" - André Sousa

Juro Amar-te
(Artigo de Opinião)


Autor: André Sousa
ISBN: 978-989-51-4364-1
Nº de páginas: 66
Editora: Chiado Editora



Sinopse

     A história começa sempre aqui, num coração que sente, que ama muito para além da morte. Num homem que erra, num homem que chora, num amante que ama. Poderiam ser palavras em que o amor não era falado mas... não! Aqui respira-se o sentimento, a adrenalina de amar sem tempo, o sonho de sonhar de olhos abertos. Mais do que frases, são vivências, pulsações pujantes, rios de desejo. É a carne. O sangue. O devaneio. Nestes poemas vivo eu, eu e um mar de gente.


Este exemplar foi-me gentilmente cedido pela Chiado Editora em troca de uma opinião sincera

Opinião

     Começo por agradecer à Chiado Editora pelo gentil envio do livro.
 
    "Juro Amar-te" não foi o meu primeiro contacto com o trabalho de André Sousa. Já sigo há algum tempo os seus textos na página do Facebook e no seu blogue, Pedacinhos de Mim Para Ti, onde publica diariamente.

    A capa do livro está bem pensada - como a pessoa que mergulha na água, o leitor é convidado a embrenhar-se nesta coletânea de 41 poemas, onde o amor é o tema central. Apesar de servir de inspiração a todos os poemas, o escritor consegue abordá-lo sob diversas perspetivas e variadas dimensões, conferindo a cada um toque especial. O sofrimento, a paixão, a dor, o fogo aceso, a solidão, a devoção - são algumas das vertentes tocadas.

     Embora, por vezes, algumas expressões sejam repetidas, a unicidade de cada poema permanece imutável. Verifica-se uma escrita cuidada, com uma grande riqueza em recursos estilísticos e com um vocabulário requintado mas maioritariamente acessível. Os poemas têm um ritmo agradável e boa sonância, aspectos que valorizo na poesia. Apesar de, em alguns poemas, existir a rima ou, pelo menos, a proximidade fonética, o autor não sacrifica o conteúdo em prol dela. Na minha opinião, esse um ponto louvável - a mensagem não deve ser imolada pela "obrigatoriedade" da rima.

    Este é um livro para ler lentamente, saboreando e refletindo sobre cada palavra, cada verso, cada poema. É daqueles livros em que o texto permanece e ecoa na memória, mesmo depois de finda a leitura. Em cada poema é possível sentir a profundidade e o sentimento depositados.

   Nesta sociedade, onde o trabalho dos jovens escritores é tantas vezes ignorado, André Sousa é um exemplo a seguir. Pouco a pouco, tem vindo a conquistar os leitores com os seus textos, ganhando destaque no mundo literário. "Juro Amar-te" é um livro pequeno, que facilmente pode ser transportado para qualquer lugar, e que tem muito para oferecer. Gostei muito e espero acompanhar futuros trabalhos do autor!


 Música que aconselho para acompanhar a leitura: Ed Sheeran_Firefly

Sem comentários:

Enviar um comentário