sexta-feira, 27 de maio de 2016

Opinião sobre "Gosto de Gostar" - Helena Sacadura Cabral

Gosto de Gostar
(Artigo de Opinião)


Autora: Helena Sacadura Cabral
ISBN: 978-989-665-086-5
Nº de páginas: 168
Editora:  Objectiva


Sinopse

    Sol numa manhã de Outono, o cheiro a alfazena das gavetas das nossas avós, uma tarde entre amigos, o calor da família. Pessoas, lugares, canções, perfumes, recordações: são inúmeras as coisas de que gostamos de gostar e que tornam as nossas vidas mais plenas, É de como «gostar de gostar» preenche a nossa vida que Helena Sacadura Cabral fala nestas páginas.


Este exemplar foi-me gentilmente cedido pela Objectiva em troca de uma opinião sincera


Opinião


      Agradeço à editora Objectiva pelo envio deste livro.

    "Gosto de Gostar" é um livro que nos fala sobre a vida, em toda a sua completude e complexidade, de uma forma simples e suave. Composto por pequenos textos, este livro gera um processo de reflexão durante a leitura, consoante o leitor se deixa mergulhar nas páginas povoadas por histórias, experiências e opiniões narradas na primeira pessoa.

     A autora começa por nos explicar, de forma breve, o que é "gostar de gostar" - algo que só acabamos por compreender verdadeiramente ao longo do livro. Este é, no fundo, uma partilha de sentimentos e sensações - umas boas, outras nem tanto - que compõem a vida e nos fazem crescer, transformando-nos em pessoas mais fortes e mais vividas.

     São múltiplos os pontos em que me vi refletida nas situações e gostos descritos - nomeadamente na necessidade de um tempo comigo mesma. Claro que, por vezes, as nossas opiniões também divergiram, resultando num interessante contraste que conferiu um toque ainda mais pessoal e, acima de tudo, humano, à obra.

    Com "Gostar de Gostar", acompanhamos uma perceção da vida através dos olhos de Helena, que frisa a importância da valorização dos pequenos prazeres que preenchem a existência e que lhe dão sentido. Outro aspeto que apreciei particularmente, foi a capacidade privilegiada de rir com episódios considerados frustrantes no quotidiano. O riso é, de facto, um elemento conciliador e regenerante.

   Gostei muito da escrita - simples mas, simultaneamente, requintada, sem nunca chegar a ser cansativa ou forçada. Este livro é também uma homenagem e um agradecimento às pessoas - algumas delas bem conhecidas na nossa sociedade - que, por algum motivo especial, marcaram a vida da autora. Está sempre bem notória a grande ligação que une Helena aos seus amigos, sendo a amizade e a família os temas mais presentes nesta obra.

     Com uma capa muito bem conseguida, este é um livro com um carácter extremamente particular e intimista, que nos fala da dor, da amizade, da perda, da alegria, da insegurança, da plenitude, da fé e do reencontro interior - um livro que nos fala, entre outras coisas, sobre o «gostar de gostar» e o trabalho de introspeção que isso implica.

    "Gosto de Gostar" é o relato pessoal de uma mulher que aprendeu a estar de bem consigo e com a vida, apesar das vicissitudes e contratempos. Este é um livro especialmente leve e cuja leitura é fluida e aprazível, motivos pelos quais o considero bastante agradável. Nunca tinha lido nada da autora, mas fiquei com vontade de ler mais! Em suma, gostei!


 Música que aconselho para acompanhar a leitura: Better Than Today_Richie Campbell
(https://www.youtube.com/watch?v=46qF8TIZybQ)

Sem comentários:

Enviar um comentário