quinta-feira, 6 de junho de 2019

Opinião sobre "Dois Guardam Um Segredo" - Karen M. McManus

Dois Guardam Um Segredo
(Artigo de Opinião)


Autora: Karen M. McManus
Título Original: Two Can Keep a Secret (2019)
ISBN: 978-989-234-428-7
Nº de páginas: 312
Editora: Gailivro


Sinopse

    Echo Ridge é uma pequena cidade, perto da fronteira com o Canadá, onde Ellery nunca esteve, mas de que já ouviu falar. Foi lá que, aos dezassete anos, a irmã gémea da sua mãe desapareceu. E foi também lá que, há cinco anos, o assassinato da rainha do baile de boas-vindas pôs a cidade na boca do mundo, fazendo manchetes em todos os jornais. Agora, Ellery e o seu irmão gémeo têm de ir viver para Echo Ridge, com uma avó que mal conhecem.

     A cidade é perfeita, mas esconde segredos. E ainda antes do início do ano escolar, alguém ameaça tornar o baile de boas-vindas tão perigosamente inesquecível como o de há cinco anos.


    De repente, quase como prova de que o aviso é para ser levado a sério, uma rapariga desaparece. Ellery está habituada a segredos. A sua mãe tem-los e a sua avó também. E quanto mais tempo passa em Echo Ridge, mais claro se torna para ela que toda a gente na cidade os tem. 

    Mas os segredos são perigosos e a maioria das pessoas não consegue guardá-los. Por isso, em Echo Ridge, é mais seguro cada um não revelar os seus.

Este exemplar foi-me gentilmente cedido pela Gailivro em troca de uma opinião sincera




Opinião


      Começo por agradecer à Gailivro pelo gentil envio do livro.

      Depois de "Um de Nós Mente", um livro que me conquistou (podem ler a minha opinião aqui), Karen McManus apresenta-nos agora "Dois Guardam Um Segredo", que, embora não me tenha deslumbrado tanto como o anterior, não deixou ainda assim de ser uma ótima leitura.

    Enquanto a mãe se encontra numa clínica de reabilitação, os gémeos Ellery e Ezra Corcoran veem-se obrigados a ir passar uma temporada a casa da avó materna, com quem não têm uma relação particularmente próxima, em Echo Ridge - uma pequena cidade aparentemente pacata, mas com vários mistérios por resolver.

    Tudo começou anos antes, quando a irmã gémea da mãe de Ellery e Ezra - Sadie - desapareceu aos dezassete anos, na noite do seu baile de finalistas, e nunca se descobriu o que aconteceu. A juntar a isso, há cinco anos, a rainha do baile de boas-vindas, Lacey, foi assassinada. Amante de livros de true crime, Ellery deixa-se embrenhar nesta rede de segredos e mistérios por resolver, até se tornar ela própria um dos alvos... e eis que uma nova rapariga desaparece.

    A história é contada a duas vozes por Ellery e por Malcolm - o irmão mais novo de Declan, o namorado de Lacey na altura e principal suspeito da sua morte -, o que nos permite ver diferentes lados da história. Confesso que, ao início, senti alguma dificuldade em familiarizar-me com as personagens - que ainda são bastantes -, mas acabei por gostar desse facto, uma vez que aumentou o leque de possíveis culpados e deu margem de manobra à autora, que me levou a suspeitar de toda a gente.

     A escrita de McManus é extremamente envolvente e consegue transmitir o ambiente e as emoções vividas pelas personagens. Além disso, a ameaça latente gera um clima de tensão e ansiedade que acaba por passar também para o leitor, imprimindo um ritmo cada vez mais sôfrego à leitura, que se vai tornando mais e mais viciante.

    À semelhança de "Um de Nós Mente", a autora explora assuntos comuns do género Young Adult através de uma nova ótica, sem se deixar enredar em clichês básicos, o que, juntamente com todo o suspense da trama, torna esta leitura uma lufada de ar fresco, capaz de agradar não só aos mais jovens.

    "Dois Guardam Um Segredo" foi um livro que me manteve presa da primeira à última página. Karen oferece-nos novamente uma trama bem pensada e bem conseguida, carregada de mistérios e segredos e com personagens interessantes e complexas. A sensação de perigo constante, aliada ao facto de a ação se passar numa cidade pequena, confere um toque quase claustrofóbico à leitura. Muito bom!

 Música que aconselho para acompanhar a leitura: Billie Eilish_listen before i go

Sem comentários:

Enviar um comentário