domingo, 14 de abril de 2019

Opinião sobre "Coração Negro" - Naomi Novik

Coração Negro
(Artigo de Opinião)


Autora: Naomi Novik
Título Original: Uprooted (2015)
ISBN: 978-989-7-73119-8
Nº de páginas: 432
Editora: Saída de Emergência


Sinopse

    Agnieszka adora a sua pacata aldeia no vale, as florestas e o rio cintilante. Mas o maléfico Bosque permanece na fronteira e a sua sombra ameaçadora paira sobre a vida da jovem.

   O povo depende do feiticeiro conhecido apenas por Dragão para manter os poderes de Bosque afastados. Mas o Dragão exige um terrível preço pela sua ajuda: uma jovem deve servi-lo durante dez anos, um destino quase tão terrível como perecer a Bosque.

    A próxima escolha aproxima-se e Agnieszka tem medo. Todos sabem que o Dragão irá levar a bela, graciosa e corajosa Kasia, tudo aquilo que Agnieszka não é, e a sua melhor amiga no mundo. E não há forma de a salvar. Mas Agnieszka teme as coisas erradas. Porque quando o Dragão chega, a sua escolha surpreende todos...





Este exemplar foi-me gentilmente cedido pela Saída de Emergência em troca de uma opinião sincera


Opinião

      Começo por agradecer à Saída de Emergência pelo gentil envio do livro.

     Estava com grandes expetativas para este "Coração Negro", mas a verdade é, apesar de ter sido uma boa leitura, diferente e com aspetos verdadeiramente originais, houve, ainda assim, algumas coisas que me desapontaram.

     Os habitantes de uma aldeia de Polnya já sabem que, de dez em dez anos, uma das suas jovens terá de ser entregue ao Dragão, um poderoso feiticeiro, como pagamento pela proteção contra o malvado Bosque. Agnieszka não tem dúvidas de que será a sua melhor amiga, a bela Kasia, a próxima a ser escolhida.

    Em primeiro lugar, dizer que esta breve sinopse está muito longe de resumir tudo o que se passa neste livro. De facto, o descrito apenas resume as primeiras páginas, mas a narrativa dá uma volta gigante logo no início. A verdade é que a história muda tantas vezes de rumo que, apesar de este ser um stand alone - raro, diga-se, no género fantástico -, senti por diversas vezes, durante a leitura, que estava a ler não um, mas vários livros, o que inicialmente, causou alguma estranheza, mas que denota grande criatividade e originalidade.

    Agnieszka, a protagonista, sofre uma verdadeira transformação ao longo deste livro. Inicialmente desajeitada e habituada a assumir um papel secundário, vai ser forçada a desenvolver uma coragem e  um sentido de responsabilidade adequados aos desafios que terá de enfrentar. Apesar deste lado mais trapalhão da personagem, que poder-se-ia pensar torná-la mais relatable, a verdade é que não estabeleci de imediato uma conexão com a protagonista, o que, a princípio, me dificultou a entrada na história.

    Mais do que da protagonista, gostei muito da personagem do Dragão e, acima de tudo, do Bosque, que foi a entidade que mais curiosidade me despertou durante a leitura e que acho que foi extremamente bem conseguida. Achei mesmo muito interessante a construção e o conceito por detrás desta "criatura".

    No entanto, este livro teve, também, para mim, alguns pontos mais negativos. A autora é muito descritiva, o que é bom para o leitor conseguir visualizar os cenários, mas acaba por fazer grandes descrições de pormenores do quotidiano que se tornam repetitivas e aborrecidas. Além disso, senti que havia grandes quebras de ritmo, o que, aliado à falta de diálogos e à baixa componente romântica, fez com que certos trechos da leitura fossem particularmente lentos e maçudos. 

    A autora guarda para o final algumas reviravoltas e explicações verdadeiramente surpreendentes. No entanto, há também algumas coisas que ficam por explicar - meio em aberto -, o que, neste caso, não me agradou particularmente, pois senti que a história perdeu com isso. Gostava também de ter sabido mais sobre o funcionamento da componente mágica, que penso que podia ter sido mais aprofundada. 

   "Coração Negro" nem sempre foi uma leitura fácil, mas é inegavelmente uma trama original, complexa, muito bem pensada. Uma fantasia com inspiração na tradição eslava, com personagens sui generis que vão evoluindo ao longo da história e com um desfecho surpreendente, embora não totalmente satisfatório. Apesar de não ter adorado, ainda assim parece-me que agradará a muitos dos fãs de fantasia. 

 Música que aconselho para acompanhar a leitura: EDEN_crash

Sem comentários:

Enviar um comentário