quarta-feira, 1 de julho de 2015

Opinião sobre "Como Ser Feliz (ou mais feliz)" - Lee Crutchley

Como Ser Feliz
(ou mais feliz)
(Artigo de Opinião)


Autor: Lee Crutchley
Título Original: How to be happy (2015)
Tradução: Isabel Veríssimo
ISBN: 978-989-8775-39-9
Nº de páginas: 160
Editora: Arena


Sinopse

    Será que um livro pode criar felicidade? A resposta está nas tuas mãos.


  Através de desafios simples, surpreendentes e divertidos, este livro vai ajudar-te a ver a vida de uma nova perspectiva e a redescobrir a alegria de cada dia.

   Mais do que um livro de exercícios, um caderno criativo ou um diário secreto, este livro é um bom amigo, um porto seguro, um confidente. Como no ombro de um amigo, encontrarás nestas páginas consolo, bem-estar e energia.

     Abre a primeira página e prepara-te para um novo começo, cheio de promessa e esperança. Vamos a isso?


Este exemplar foi-me gentilmente cedido pela ARENA em troca de uma opinião sincera

Opinião

     Antes de mais, surpreendeu-me o formato do livro. Não o formato físico (se bem que os portes de pequenas dimensões também facilitam o transporte), mas a estrutura, a forma como o livro está organizado, que é bastante inteligente. Pouca parte teórica, apenas alguns esclarecimentos e conceitos pontuais. Pelo contrário, o livro é extremamente prático. 
     
    Este não é um livro para ler. É um livro para construir e para refletir. Simples exercícios que nos conduzem a uma autodescoberta. Não tem grandes textos nem palavras difíceis. No entanto, exige concentração, sinceridade e introspeção, guiando-nos por uma viagem de reconhecimento próprio.

     O livro começa com um prefácio de Oliver Burkeman, jornalista e escritor britânico. Num estilo direto, apresenta-nos este novo amigo - "Porém, o melhor de tudo é que este não é um livro de conselhos de felicidade. Em vez disso, é uma ferramenta para sondares as profundezas  da tua mente e desenterrares a tua sabedoria: as coisas que já sabes, muito no fundo, mas que é muito fácil esqueceres no meio do turbilhão diário do  trabalho, família, responsabilidades, viagens para o emprego e visitas às páginas de entretenimento online.".

  Para que   possamos gozar de felicidade, deveremos, primeiro, definir o que é ser feliz. De acordo com Lee, ser feliz é gozar de "felicidade, satisfação, bem-estar"; é ser "venturoso"; é ter "sorte" e ser "afortunado".

     Crutchley deixa bem claro que este livro não é milagroso e que não contém o segredo para a felicidade. Apenas apresenta os exercícios que o próprio fazia para se sentir menos triste. Porque o truque para sermos felizes, a melhor maneira de encontrar a felicidade, é deixar de procurar e de ansiar tão fervorosamente por ela. É viver um momento de cada vez, sabendo aproveitar cada segundo de satisfação.

     Os exercícios que preenchem este livro são de aparente facilidade: escrever algumas palavras, fazer alguns desenhos... mas, na realidade, são um pouco mais complexos. De forma, na maioria das vezes, inconsciente, estes pequenos exercícios oferecem-nos a possibilidade de meditar sobre o nosso estilo de vida, as nossas prioridades e a nossa maneira de encarar o mundo e as adversidades.


     Rapidamente conquista a nossa confiança, pois sentimo-nos à vontade para registar os nossos pensamentos e emoções. Este não é um livro no sentido tradicional. Assemelha-se até mais a um diário, pois o leitor vai registando nas páginas e é possível verificar uma evolução. Nos momentos em que nos sentimos desanimados, esta é uma boa solução para que nos sintamos menos tristes.

      O meio de mudarmos a nossa vida pode até passar pelo modo como respiramos! Uma expiração mais prolongada pode garantir-nos uma existência mais tranquila. E este é apenas um dos vários conselhos dados.

     Alternando com os exercícios, encontram-se frases que nos levam a maturar e, inclusive, a perceber que não há prolemas em sentirmo-nos melancólicos. Contudo, devemos manter uma mente aberta e aprender a lidar com isso.

     Contrariando os típicos livros de autoajuda, Como Ser Feliz (ou mais feliz) reeduca-nos de um jeito suave, mas eficaz. E é por tudo isto que eu aconselho vivamente este livro. Tenha o seu exemplar e descubra o prazer de ser feliz ou, pelo menos, um pouco menos triste!

     

Música que aconselho para acompanhar a leitura: Strawberry Swing_Coldplay

2 comentários:

  1. Este parece ser um livro cativante e inédito. Não conhecia o autor, mas fiquei agradavelmente surpreendida por nos ser apresentado por este blogue. O artigo está muito bem escrito, interessante e apelativo. As imagens escolhidas ilustram bem o conteúdo do livro. A ideia de aconselhar uma música para acompanhar cada leitura é deveras inteligente e original. Queria também aproveitar para felicitar o blogue pela nova rubrica - "citação do dia". Fico à espera de mais novidades! Parabéns Dream Pages!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Estela. Em relação ao livro, espero que o artigo lhe tenha despertado a curiosidade! Aconselho-o vivamente! Agradeço os elogios. Este é um projeto muito importante para mim. Novidades... sim! O blogue terá várias novidades. Para além da rubrica diária, a "Citação do Dia", o blogue terá também várias novas rubricas semanais. Amanhã sairá o segundo desafio do blogue - "Pistas Literárias". Espero que goste! Obrigada! :)


      Eliminar