quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Opinião sobre "A Vida Aqui e Agora" - Cynthia Swanson

A Vida Aqui e Agora
(Artigo de Opinião)


Autora: Cynthia Swanson
Título Original: The Bookseller (2015)
Tradução: Cláudia Brito
ISBN: 978-972-25-2987-7
Nº de páginas: 328
Editora: Bertrand


Sinopse
       

Nada é tão permanente como parece…

     Denver, 1962: Kitty Miller aprendeu a viver a sua vida pouco convencional de mulher solteira. Adora a livraria que gere com Frieda, a sua melhor amiga, e goza de um controlo perfeito sobre o seu quotidiano. Pode movimentar-se à vontade, sem ter de dar satisfações a ninguém. Houve em tempos um homem, um médico chamado Kevin, mas as coisas não correram bem como Kitty esperava.

     É então que começam os seus sonhos.

  Denver, 1963: Katharyn Andersson é casada com Lars, o amor da sua vida. Têm filhos maravilhosos, uma casa elegante e bons amigos. É tudo aquilo que Kitty Miller julgou em tempos querer — mas que só existe quando ela dorme.

   Convencida de que estes sonhos se devem à sua imaginação superativa, Kitty desfruta as suas incursões num mundo alternativo. Mas, a cada visita, mais irresistivelmente real se torna a vida de Katharyn. Poderá ela escolher a vida que quer? E, se assim for, qual é o preço a pagar por se manter Kitty, ou por se tornar Katharyn?

    À medida que as fronteiras entre os dois mundos vão ficando cada vez mais ténues, Kitty tem de perceber o que é real e o que é imaginado. E como podemos nós saber onde está essa fronteira no nosso próprio mundo?


Este exemplar foi-me gentilmente cedido pela Bertrand Editora em troca de uma opinião sincera

Opinião

     Começo por agradecer à Bertrand Editora a simpatia pela oferta do livro.

     O meu interesse por este livro manifestou-se assim que li a sinopse: duas vidas diferentes e apenas uma pessoa. A capa também representa a mensagem - duas mulheres com traços físicos semelhantes, uma envergando um vestido formal, e outra com um visual mais descontraído, representando Katharyn e Kitty, respectivamente. Porém, a verdade é que apesar de se apresentar muito bonita e apelativa, a capa é pouco fiel à história, uma vez que a protagonista é loura.

     A história passa-se nos anos 60 e é narrada na primeira pessoa por Kitty Miller, a típica "solteirona" a caminho da casa dos quarenta. Gere uma livraria juntamente com a melhor amiga, Frieda, e tenta convencer-se de que tem a vida perfeita - faz aquilo que gosta e não precisa do amor de um homem quando tem o amor incondicional dos pais e da amiga.

     No entanto, começa a sonhar com uma vida alternativa. Nos seus sonhos, é Katharyn Anderson, mulher de Lars e mãe de três crianças. É aparentemente a vida ideal que Kitty nunca desejou conscientemente. Porém, consoante vai penetrando nesse seu mundo utopista, mais este se evidencia como real e como menos perfeito. E aos poucos acentua-se a questão: poderá Kitty escolher a vida que quer?

    Embora tenha suspeitado desde o início de qual seria a verdade, não consegui acertar nas circunstâncias e tal agradou-me, pois revela alguma da imprevisibilidade do livro. Achei engraçada a ideia mental dos personagens que fui construindo ao longo da leitura, bem como as pistas que a autora dá para que o leitor consiga tirar as suas próprias conclusões (por vezes erradas). A comparação entre a época em que decorre a história e a atualidade, resulta no interessante contraste de raciocínios e  na constatação da evolução de mentalidades.

      Os lapsos da memória de Katharyn estimulam a ligação com o leitor. Juntamente com ela, vamos descobrindo gradualmente os motivos que levaram à imaginação de uma vida que satisfizesse as necessidades criadas pela vida real. Nem sempre é fácil compreender as atitudes da personagem, mas à medida que vamos mergulhando na história, somos convidados a encarar os problemas através de diversos prismas, e acabamos por aceitar certas decisões e frivolidades.

     Gostei muito da escrita do livro - vocabulário cuidado e correção impecável, pelo que parabenizo também a editora. Tem capítulos razoavelmente pequenos, o que contribui para a rapidez e fluidez da leitura. Os personagens estão bem conseguidos e o enredo é cativante e com um nível de complexidade muito aprazível.

     Este é um livro que aborda a dualidade entre possíveis realidades: Kitty e Katharyn representam dois cenários de vida distintos, sendo que apenas um deles é verdadeiro. Enquanto Kitty é uma mulher livre e gere o seu próprio negócio, Katharyn é uma mulher confinada ao lar e às crianças. São componentes da personagem completamente opostas, e uma delas surge da insuficiência da outra. O refúgio concebido como solução para situações traumáticas, a amnésia impingida como escape, os sacrifícios que se fazem pela família, o peso dos erros do passado e das escolhas na vida de uma pessoa - todos aspectos que nos fazem reflectir sobre a capacidade do ser humano para lidar com situações complicadas e dolorosas. Um livro sedutor que nos abraça e que nos faz sonhar: uma boa leitura!


Música que aconselho para acompanhar a leitura: It Will Rain_Bruno Mars

Sem comentários:

Enviar um comentário