segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Opinião sobre "O Protector" - Jodi Ellen Malpas

O Protector
(Artigo de Opinião)



Autora: Jodi Ellen Malpas
Título Original: The Protector (2016)
Tradução: Mário Dias Correia
ISBN: 978-989-657-882-4
Nº de páginas: 432
Editora: Editorial Planeta

Sinopse

    Camille Logan é uma famosa modelo, filha de uma família rica, que é alvo de ameaças anónimas. Jake Sharp é um ex-sniper do SAS, que trabalha como guarda-costas e que foi contratado pelo pai de Camille para a proteger.

     Toda a gente pensa que ele tirou as medidas a Camille: uma menina do papá mimada e bonita que usa a conta bancária do pai para financiar o estilo de vida que leva. Mas Camille é muito mais do que parece à primeira vista e está determinada a viver livre de amarras. Quando descobre que a sua vida está a ser ameaçada em consequência da maneira implacável como o pai gere os negócios, não tem outro remédio senão preparar-se para as medidas que ele vai tomar para a proteger. Mas nada poderia prepará-la para o ex-sniper do SAS que entra de rompante na sua existência.

   Jake Sharp vive o seu inferno privado. Já uma vez se deixou distrair do seu dever e as consequências foram devastadoras, pelo que jurou nunca mais permitir que voltasse a acontecer. Ser o guarda-costas de Camille não é o género de distracção dos seus demónios que devia aceitar – as mulheres e Jake não combinam bem –, mas proteger a herdeira parece ser o menor de dois males.

   Jake não tarda a descobrir a verdadeira Camille. É uma jovem terna e compassiva, a sua presença apaziguadora, e o dever de protegê-la depressa vai mais longe e mais fundo do que um trabalho bem pago. Jake precisa de absolvição. Acaba por precisar de Camille. Mas sabe que não pode ter ambas.


Este exemplar foi-me gentilmente cedido pela Editorial Planeta em troca de uma opinião sincera


Opinião

      Começo por agradecer à  Editorial Planeta pelo gentil envio do livro.

      "O Protector" foi a minha estreia com Jodi Ellen Malpas, a autora britânica que ficou conhecida com as trilogias "Este Homem" e "Uma Noite", e conta a história de Jake Sharp e de Camille Logan.

     Jake Sharp é um ex-sniper do SAS que, marcado pelo passado, tenta fugir às repercussões traumáticas refugiando-se no seu trabalho como guarda-costas. Com uma conceituada e respeitada reputação no meio profissional e uma consolidada fama de mulherengo e insensível no campo pessoal, Jake faz os possíveis por ir vivendo sem se deixar apanhar nos lugares mais escuros da mente. E é então que recebe uma fantástica proposta de trabalho de um dos mais controversos magnatas de Londres: deverá proteja a filha deste, Camille, de umas ameaças anónimas que tem vindo a receber. No entanto, à primeira vista, Camille é exatamente o tipo de rapariga que Jake despreza: uma menina rica e mimada que vive às custas do papá milionário e que ocupa o seu tempo com todo o tipo de futilidades.

      Camille Logan é uma famosa modelo que, desde cedo, tem vindo a lutar pela sua independência, fazendo frente ao controlo e ao autoritarismo do pai. Com uma carreira promissora no mundo da moda, tenta avançar com o projeto que tem com a sua melhor amiga, Heather. Mas nem tudo corre como esperado e, devido a umas ameaças misteriosas, Camille vê o seu espaço e a sua privacidade invadidos por um estranho, e enceta assim a missão pessoal de fazer Jake abandonar o seu trabalho.

     Todavia, por mais que Camille se esforce por afastar Jake, este mantém-se firme no seu papel e, à medida que se vão conhecendo melhor, fica cada vez mais convicto de que está disposto a tudo para a proteger, pois ela pode muito bem ser a sua última oportunidade de se redimir e de começar de novo. Porém, o peso do passado e o perigo desconhecido fá-los passar por diversos testes e provações. Até onde estarão dispostos a ir e até que ponto terão de se enfrentar a si mesmos para poderem ficar juntos?

    A história é contada por Jake e Camille, alternadamente, o que nos permite não só conhecer melhor as personagens, mas também obter uma diferente perspetiva dos acontecimentos. Enquanto que, no caso de Camille, descobrimos logo no início as más escolhas que pautaram o início da sua vida adulta, com Jake vamos encontrando aos poucos pedaços do seu passado que tanto o atormenta.

     Confesso que, inicialmente, tive medo de achar Camille um bocadinho fútil e irritante mas, assim que, como Jake, fui descobrindo a sua personalidade, comecei a perceber que a menina mimada era afinal uma mulher forte e determinada, com carácter sólido e bom coração.

    Jake, por sua vez, revelou-se um protagonista cativante. Másculo, íntegro e inteligente, Jake seduz com o seu lado misterioso que, aliado à sua faceta protetora, consegue arrancar alguns suspiros. Os fantasmas que o perseguem e a fragilidade que lhe conferem apenas vêm reforçar a empatia com o leitor, fazendo-o querer saber mais sobre a personagem. Apesar das pequenas pistas que vamos encontrando ao longo da história, tenho de admitir que não estava à espera do segredo de Jake, que me surpreendeu bastante.

   Igualmente surpreendente foi a descoberta do responsável pelas ameaças a Camille. Apesar de várias coisas na história serem previsíveis, esta não foi uma delas e isso agradou-me. Nos pontos positivos, é também de destacar o facto de que me diverti bastante com as cenas protagonizadas por Camille e Heather, a sua melhor amiga, principalmente na fase inicial, quando tentam afugentar Jake,

    Entre os aspetos de que não gostei, encontra-se a rapidez da aproximação dos protagonistas, que foi demasiado súbita. Se por um lado é bom, pois a autora não anda a enrolar demasiado a história e assim não corre o risco de tornar a trama aborrecida, a verdade é que o facto de o romance ser quase imediato tira alguma credibilidade ao amor que dizem sentir um pelo outro e faz a relação parecer um pouco forçada.

     Gostei muito da escrita de Jodi Ellen Malpas: é descritiva mas leve, sem nunca ser maçadora. Nos momentos de maior tensão,  a autora consegue fazer passar para o leitor a ansiedade das personagens. Todavia, grande parte das cenas é composta por acontecimentos mais ligeiros e é narrada com muito humor.

   "O Protector" é um livro com uma capa apelativa e uma narrativa sensual, com uma dose agradável de ação e suspense, perigo, mistério, e muito amor! A previsibilidade e os clichês são fatores presentes mas, finda a leitura, fica a sensação de que foi mais do um romance erótico: foi também uma história divertida e carinhosa entre duas pessoas magoadas que encontram a cura uma na outra. Cumpre a sua função de entreter e divertir o leitor, tendo sido assim uma boa leitura!


 Música que aconselho para acompanhar a leitura: Over and Over Again_Nathan Sykes

Sem comentários:

Enviar um comentário