segunda-feira, 22 de maio de 2017

Opinião sobre "Aqueles Que Merecem Morrer" - Peter Swanson

Aqueles Que Merecem Morrer
(Artigo de Opinião)


Autor: Peter Swanson
Título Original: The Kind Worth Killing (2015)
Tradução: Pedro Elói Duarte
ISBN: 978-989-23-6027-2
Nº de páginas: 280
Editora: Editorial Presença


Sinopse

  Ted Severson e Lilly Kintner conhecem-se num aeroporto de Londres. Conversam e bebem demasiados martinis enquanto aguardam pelo embarque num voo para Boston. Embalados pela bebida, os dois iniciam um estranho e arriscado jogo em que revelam pormenores da sua vida privada. Ted conta que a mulher, Miranda, o trai, chegando a dizer que tem vontade de a matar. Para sua surpresa, a enigmática Lilly mostra-se disposta a ajudá-lo. Se todos nós morremos, que diferença fará punir pelas próprias mãos quem merece ser punido? Mas Lilly não revela a Ted o seu passado tortuoso e sinistro. Assim começa uma perigosa e fatal corrida contra o tempo. 

O autor escreve magistralmente, deixando o leitor em estado de permanente tensão, choque e expectativa, mantendo-o dentro do seu jogo psicológico. Um livro impregnado de ação, suspense e adrenalina, reviravoltas e imprevisibilidade. Aqueles que Merecem Morrer figurou durante meses em todas as listas de bestsellers do Reino Unido.


Este exemplar foi-me gentilmente cedido pela Editorial Presença em troca de uma opinião sincera


Opinião

       Começo por agradecer à Editorial Presença pelo gentil envio do livro.

      "Aqueles Que Merecem Morrer", de Peter Swanson, é um thriller psicológico viciante, repleto de suspense e que prima pelas reviravoltas inesperadas que conseguem realmente apanhar o leitor de surpresa. Aproveito ainda para elogiar a capa da edição portuguesa, que está realmente bonita!

     Ted Severson conhece Lily Kintner num bar de aeroporto e, convencido de que nunca mais a voltará a ver, embrenha-se numa confissão intimista sobre a sua vida pessoal e conjugal, conversa essa que se prolongará pelas várias horas de voo que separam Londres de Boston. Desinibido graças ao efeito da bebida, Ted conta como descobriu que a mulher, Miranda, o trai, e, magoado, admite que gostaria de a matar. E eis que a misteriosa desconhecida não só não o recrimina, como ainda o incentiva, oferecendo-se inclusive para o ajudar a planear o assassínio da mulher. 

     Lily cumpre a sua palavra e Ted mostra-se cada vez mais convicto de que matar a mulher é a coisa certa a fazer, pois ela deve pagar pelo sofrimento que lhe causou. Começa assim uma intensa e chocante história onde a vingança é o ingrediente principal, e em que, à medida que vamos mergulhando na trama, compreendemos que as pessoas podem ser um poço de ilusões e que nem sempre os seus motivos são tão altruístas como parecem.

   Através de Lily, o autor explora o conceito de crime perfeito e questiona a legitimidade do assassinato. A forma como Lily calcula cada passo de cada morte, certificando-se de que não existem pontas soltas ou elementos que a conectem com o crime, e distorcendo os factos para que pareçam algo que realmente não são, é espelho da sua moral singular, embora por vezes as suas linhas de raciocínio sejam até bastante lógicas. Swanson, por vezes, serve-se de Lily para espicaçar o leitor, levando-o a refletir sobre a validade dos argumentos que a personagem expõe.  Se todos estamos destinados a morrer, o que nos impede de punir pelas próprias mãos? Até que ponto matar por uma questão de justiça não se torna um assassinato tão bárbaro como qualquer outro?  Quão grande terá de ser a dívida para que se tenha de a pagar com a vida? 

   As personagens deste livro são bastante estranhas na sua complexidade, mas estão muito bem construídas. Além disso, não há personagens boas: todas têm si algo de cruel, uma faceta de vilão que é despoletada pelas situações. O facto de, entrelaçadas com a intriga principal, encontrarmos partes da história de vida de cada uma, confere-lhes a profundidade necessária para que se tornem convincentemente reais. O autor transmite os sentimentos, as emoções e os receios, mas também os valores pelos quais se regem, criando entidades individuais bastante sólidas.

   A escrita acompanha a qualidade da trama, tendo as descrições necessárias para permitir ao leitor sentir-se envolvido no misterioso ambiente que serve de palco a este livro. Adorei a forma como o autor dividiu a história em três partes, sendo que em cada uma delas a história é narrada por duas personagens diferentes. Desde cedo percebemos que Lily é o elemento de ligação de toda a história e a personagem mais marcante, pela sua moral peculiar e intrigante. Assim, gostei que pudéssemos recuar ao seu passado e ir descobrindo que acontecimentos da sua infância, adolescência e início da vida adulta criaram e marcaram a sua personalidade vincada, tornando-na na mulher distante e algo calculista que agora é.

    Penso que o maior ponto forte deste livro é mesmo o fator surpresa. Swanson convence-nos de a história seguirá numa direção e, depois, muda completamente o rumo. Por diversas vezes, durante a leitura, dei por mim a perguntar-me se teria lido corretamente e se certas coisas tinham realmente acontecido. Confesso que cheguei até a rir-me de mim mesma por me sentir tão estupefacta com algumas reviravoltas imprevisíveis.

   Depois de um enredo tão fantástico e singular, estava expectante relativamente ao final, e particularmente curiosa com o destino que o autor daria às personagens. Só vos posso dizer que este é um daqueles livros que se destaca até à última linha - literalmente.

   "Aqueles Que Merecem Morrer" é, sem dúvida, um livro surpreendente, não só pela originalidade da história, pela irreverência das personagens ou pela escrita irrepreensível, mas, principalmente, pelas questões morais que levanta - poderemos ceifar uma vida tendo como justificação a criação de um mundo melhor? Adorei este thriller magnífico e Peter Swanson será, com certeza, um autor a seguir. Recomendo!


 Música que aconselho para acompanhar a leitura: Mr. Probz_Tears Gone Bad
(https://www.youtube.com/watch?v=rVkA_hkc00s)

Para mais informações sobre o livro Aqueles Que Merecem Morrer, clique aqui.

Para mais informações consulte o site da Editorial Presença aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário