domingo, 18 de novembro de 2018

Opinião sobre "Aceitação" (Trilogia da Área X #3) - Jeff VanderMeer

Aceitação
(Trilogia da Área X #3)
(Artigo de Opinião)


Autor: Jeff VanderMeer
Título Original: Acceptance (2014)
Tradução: Casimiro da Piedade
ISBN: 978-989-773-095-5
Nº de páginas: 288
Editora: Saída de Emergência

ATENÇÃO: esta opinião pode conter spoilers de livros anteriores

Sinopse

      Será que há finalmente respostas para os mistérios da Área X? O inverno chegou à Área X, a misteriosa zona que desafia toda a lógica há mais de trinta anos e que tem resistido a inúmeras expedições que procuram desvendar os seus segredos.

     À medida que a Área X se expande, a agência responsável por investigá-la colapsa e mergulha no caos. Cabe a uma última e desesperada equipa atravessar a fronteira e alcançar a ilha remota que pode conter as respostas ao enigma. Se falharem, o mundo vai sucumbir à devastação que não para de alastrar.

   Neste último volume, a verdade sobre a criação da Área X poderá ser revelada, bem como os eventos e protagonistas que originaram a sua contaminação. Mas estarão os membros da equipa preparados para as implicações aterradoras e profundas dessas revelações?



Este exemplar foi-me gentilmente cedido pela Saída de Emergência em troca de uma opinião sincera


Opinião

       Começo por agradecer à Saída de Emergência pelo gentil envio do livro.

     Em "Aniquilação" e "Autoridade" mergulhámos na misteriosa Área X e acompanhámos os esforços realizados pela Extensão Sul para compreender e conter os avanços dos estranhos fenómenos que assolam aquele estranho local. Depois da forma como "Autoridade" terminou, estava bastante curiosa para ver como é que o autor ia terminar esta trilogia cheia de potencial, e ansiosa para descobrir finalmente todos os segredos da Área X. E a verdade é que... não foi bem isso que aconteceu.

       Os dois primeiros volumes desta série foram uma espécie de preparação para "Aceitação", onde as peças do puzzle se começam a juntar, mas onde também muitas delas continuam perdidas ou sem sabermos bem onde as encaixar. Mas Jeff VanderMeer guardou vários trunfos na manga e consegue surpreender neste livro, principalmente no final imprevisível e inesperado.

     Os capítulos de "Aceitação" estão divididos por vários narradores, que nos falam em diferentes perspetivas e em diversos períodos temporias, e que nos permitem encarar a Área X de uma forma mais dimensional. O facto de termos várias pessoas a contar a história, e em estilos diferentes, torna a leitura um pouco mais dinâmica, mas também mais confusa. Senti, por vezes, a falta de algumas introduções que proporcionassem um contexto pessoal, temporal e espacial do que estava a ser descrito, que me permitissem entrar mais facilmente nesse segmento da história.

    Todos os livros desta trilogia, mas em particular este volume, obrigam a uma leitura atenta, a uma concentração constante para que nenhum detalhe escape, pois tudo está orquestrado de forma a que até o mais aparentemente insignificante pormenor se revele fundamental para o entendimento da trama. A escrita de Jeff VanderMeer é soberba e extremamente rica, cheia de descrições minucosas, mas, apesar de a admirar, senti que acabou por tornar a leitura muito densa e morosa, chegando mesmo a ser cansativa. Por diversas vezes senti que faltava ritmo à história e que estava simplesmente a arrastar a leitura, sendo que nem mesmo a curiosidade me impelia a ler mais depressa.

     Neste volume, voltamos à Área X, e esse foi um dos motivos que me fez gostar mais deste livro do que do segundo, mas ainda assim não tanto como do primeiro. Em alguns dos capítulos, os níveis de tensão voltam a aumentar, uma vez que o perigo e a incerteza se vão tornando cada vez mais vincados à medida que acompanhamos algumas personagens dentro da Área X, e há alguns momentos que, só por serem tão bizarros, já fazem a leitura valer a pena.

     A verdade é que, quando terminei a leitura, me senti presa numa espécie de mix feellings: se por um lado me preencheu a sensação de dever cumprido, por outro senti que faltava algo mais para dar esta jornada por terminada. Geralmente gosto de finais em aberto, em que cabe ao leitor o papel de imaginar o final que melhor se encaixa na sua preferência, seguindo a linha ditada pelo autor. Mas, neste caso, queria mais - mais respostas, mais explicações, mais motivos e mais "o que vem depois". 

    Este livro chama-se "Aceitação", mas o autor tenta provocar em nós, leitores, exatamente a reação inversa: procura alertar-nos para a necessidade de começarmos a respeitar o planeta em que vivemos, levando-nos a refletir sobre a nossa própria fragilidade e sobre a urgência em protegermos a natureza, para que nos possamos também proteger a nós próprios, pois não somos seres independentes do meio que nos rodeia.

    A trilogia da Área X é uma leitura interessante mas complexa e exigente e que, apesar de provavelmente não satisfazer todos os leitores - por oferecer mais perguntas do que respostas -, recomendo ainda assim aos corajosos que procuram um livro diferente. Com uma escrita riquíssima, um enredo que marca pela originalidade e pela estranheza e um alerta para um futuro que se torna cada vez mais plausível, esta é uma trilogia que, por certo, não esquecerei tão cedo.

Opinião sobre outros livros de Jeff VanderMeer:
 Música que aconselho para acompanhar a leitura: Radioactive_Imagine Dragons

Sem comentários:

Enviar um comentário