quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Opinião sobre "Guia Astrológico Para Corações Partidos" - Silvia Zucca

Guia Astrológico Para Corações Partidos
(Artigo de Opinião)


Autora: Silvia Zucca
Título Original: Guida Astrologica per Cuori Infranti (2015)
Tradução: António Fournier
ISBN: 978-989-665-016-2
Nº de páginas: 544
Editora: Suma de Letras


Sinopse


     Nunca acreditei no horóscopo. Sabem porquê? Porque te diz que estás a viver um período favorável, dá-te três estrelinhas na saúde, no dinheiro e no amor, quando na realidade te sentes um trapo velho, o teu namorado acaba de te deixar e corres o risco de perder o emprego.

     O meu nome é Alice e até há uns meses a minha auto-estima estava nas ruas da amargura. O meu ex estava prestes a ser pai quando um homem incrivelmente sexy começou a trabalhar no escritório... para fazer «ajustes de pessoal».

     Foi então que o Tio chegou à minha vida: o meu treinador astrológico pessoal explicou-me que os meus problemas não se devem a uma conspiração cósmica mas à posição dos planetas na minha carta astral. Por isso decidi averiguar que surpresas me reservavam as estrelas.

     E acabei por descobrir muito mais do que isso. Aprendi, sobretudo, que, quando se trata de amor, o destino não está escrito no céu.




Este exemplar foi-me gentilmente cedido pela Suma de Letras em troca de uma opinião sincera

Opinião

      Antes de mais, agradeço à Suma de Letras pelo gentil envio deste divertido "Guia Astrológico para Corações Partidos".

     Alice Bassi é uma milanesa de trinta anos com várias relações amorosas falhadas na bagagem. Trabalha numa pequena estação de televisão local e vê a sua vida mudar drasticamente quando conhece Tio, um jovem ator que a principia no mundo da astrologia, convencendo-a de que os signos, os horóscopos e os ascendentes podem ajudá-la na escolha do parceiro ideal, evitando novos desastres emocionais. Embora inicialmente cética, Alice acaba por reconhecer o poder da astrologia e, numa fase  mais avançada da história, chega até a reger-se em função dela.

     A vida de Alice gira em torno das suas relações pessoais e da sua carreira, de certa forma instável, na estação televisiva. Carlo, Giorgio, Alejandro, Daniele e Davide são os exemplos masculinos retratados neste livro. Carlo, o ex que trabalha com ela e que está noivo e prestes a ser pai; Giorgio, o ex que a traiu; Alejandro, um colega sexy e que promete um romance tão quente como temporário; Daniele, a encarnação do que parece ser o homem perfeito, mas que não desperta em Alice sentimentos ardentes; e Davide, a nova contratação do presidente da estação para fazer "cortes" de pessoal. Existe um clima notório entre Davide e Alice, mas as estrelas e os planetas não parecem estar a favor da sua relação. Será que quem decidirá o seu destino será ela ou serão as estrelas?

      Apesar do elevado número de páginas - mais de 500 - este é um livro de leitura fácil e fluída, uma vez que a escrita é leve e cativante, constantemente povoada por momentos de descontração. O facto de a história ser narrada na primeira pessoa também ajuda na conexão do leitor com a jovial protagonista.

     Com os personagens masculinos, Silvia Zucca retrata alguns estereótipos de homens comummente encontrados na sociedade e as reações que provocam numa jovem obcecada na procura do amor.

    O livro retrata vários episódios caricatos e bem-dispostos que nos fazem dar umas boas gargalhadas - Alice mete-se constantemente em peripécias e descreve-as de uma maneira especialmente divertida e sarcástica, prendendo o leitor, que acaba por passar rapidamente as páginas sem quase se dar conta. A escrita de Silvia Zucca é leve, povoada por um humor inteligente e por diversos trocadilhos e referências a elementos culturais da realidade.

    "Guia Astrológico Para Corações Partidos" é um romance atual que proporciona uma leitura agradável e cujo final reitera a ideia de que, por mais que depositemos os nossos sonhos e esperanças nas estrelas (ou em qualquer outra entidade celestial), somos nós os autores do nosso próprio destino - e só nós podemos catapultar-nos até ao caminho do sucesso. Um livro de que gostei muito!


 Música que aconselho para acompanhar a leitura: Bleeding Love_Leona Lewis
(https://www.youtube.com/watch?v=7_weSk0BonM)

Sem comentários:

Enviar um comentário