sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Opinião sobre "O Clube dos Ténis Vermelhos" - Ana Punset

O Clube dos Ténis Vermelhos
(Artigo de Opinião)


Autora: Ana Punset
Ilustradora: Paula González
Título Original: El Club de las Zapatillas Rojas (2013)
Tradução: Maria Mateus
ISBN: 978-989-665-003-2
Nº de páginas: 272
1ª Edição - Outubro de 2015
Editora: Nuvem de Letras


Sinopse

     Lúcia, Rita, Bia e Marta são amigas inseparáveis desde sempre e para sempre. Mas um dia, Marta traz uma má notícia: ela e a família vão mudar de casa - para Berlim! Sentem o mundo desabar sobre elas... Para manter a amizade e nunca se esquecerem do que as une, as quatro amigas decidem criar O CLUBE DOS TÉNIS VERMELHOS, para ficarem juntas para sempre e provarem que a verdadeira amizade é mais forte que a distância.

Este exemplar foi-me gentilmente cedido pela ARENA em troca de uma opinião sincera


Opinião


      Antes de mais, agradeço à Nuvem de Letras pelo gentil envio do livro.

    "O Clube dos Ténis Vermelhos" é o primeiro de uma coleção juvenil - dirigido especialmente a pré-adolescentes/adolescentes - que tem feito muito sucesso em Espanha. Retrata a história de quatro melhores amigas - Bia, Lúcia, Rita e Marta - que veem a sua amizade em risco com a partida de Marta para Berlim. Determinadas a manter a chama da verdadeira amizade acesa, decidem criam um clube cujo elemento simbólico são os ténis vermelhos, "O Clube dos Ténis Vermelhos".

   As quatro amigas utilizam as redes sociais para se manterem em contacto, mas as saudades apertam. E é então que surge um concurso de dança cujo prémio é uma viagem a Berlim para assistir a um concerto. Lúcia, Bia e Rita sabem que têm de ganhar para poderem ir visitar a amiga, mas estão-lhes reservados muitos contratempos que irão pôr à prova a conexão que verdadeiramente as une. Conseguirão elas ultrapassar os obstáculos que têm pela frente e obter o tão desejado reencontro?

    A história de "O Clube dos Ténis Vermelhos" foca-se principalmente em Lúcia. No entanto, cada uma das amigas ilustra uma personalidade diferente, com gostos e objetivos díspares, o que não impede, de forma alguma, a relação sincera e de confiança que desenvolveram. Aborda diversos temas - o poder da verdadeira amizade, o primeiro amor, as rivalidades entre colegas, os problemas com pais divorciados, as notas da escola, o princípio da rebeldia, a distância das pessoas de quem gostamos... - sempre com um toque de inocência que cativa facilmente a pessoa que está a ler.

    A linguagem é extremamente acessível e simples, com constante referência a filmes, bandas e livros conhecidos do público em questão. Além disso, a apresentação também está bastante bem conseguida. As múltiplas ilustrações que se encontram ao longo das páginas são extremamente fiéis à história e dão ao livro um aspeto singelo, pois são realmente muito bonitas.

   Embora a história seja, de certa forma, um pouco previsível, penso que esse aspeto menos bom é suprimido pelos valores que o livro pretende transmitir e pela forma como os acontecimentos e as peripécias são narrados - de uma forma leve e divertida, fazendo sobressair a importância das amizades nesta fase tão importante da vida.

   Em suma, um livro que recomendo aos jovens desta faixa etária - e não só - pois por certo fará recordar os bons momentos vividos nesta época tão cheia de ingenuidade e vivacidade. Uma boa leitura!

 Música que aconselho para acompanhar a leitura: Best Day of My Life_American Authors

Sem comentários:

Enviar um comentário