domingo, 14 de fevereiro de 2016

Opinião sobre "In Loving Memory Of" - S. Formigo

In Loving Memory Of
(Artigo de Opinião)


Autora: S. Formigo
ISBN: 978-989-51-5248-3
Nº de páginas: 392
Editora: Chiado Editora


Sinopse

     In Loving Memory Of conta a história de Bianca, uma mulher misto de humano, vampiro e anjo que nos narra a sua viagem através dos tempos. Num universo caótico e secreto no qual a vida se encontra com a morte, entre segredos amaldiçoado, lendas esquecidas e verdades perdidas, surge uma civilização semi-humana em constante conflito com a imortalidade, com a justiça e a culpa, com o desejo e o dever. Neste ambiente sedutor e mágico, o sentimento que a une a Christian perdura na eternidade da existência e constrói toda a fantástica aventura de encontros e desencontros que os une, separa e conduz até ao presente.

     Uma história de esperança, destino e convicção na qual S. Formigo narra a apaixonante e trágica lenda de um amor condenado e eterno na imortalidade da alma.

Este exemplar foi-me gentilmente cedido pela Chiado Editora em troca de uma opinião sincera


Opinião


      Antes de mais, agradeço à Chiado Editora pelo gentil envio do livro.

    "In Loving Memory Of" é um livro dirigido ao leitor. Bianca, uma jovem, filha de uma humana com um anjo caído - e, posteriormente, transformada em vampira - narra-nos a sua historia de vida, na primeira pessoa, através de uma analepse. Bianca nunca teve uma vida fácil: sempre foi um ser diferente e a ignorância dos outros condenou-a a uma infância marcada pela violência. A sua vida adulta teve, igualmente, outros momentos traumáticos e conturbados, sendo o livro o espelho do constante contraste entre momentos de paz e de agitação.

     O amor entre Bianca e Christian - o filho da baronesa a quem Bianca serve durante um período de tempo - revela-se inconstante e até obsessivo. É um dos temas centrais da história, e deve-se a esse amor o despoletar do testemunho que constitui o livro.

     A par dos capítulos narrados por Bianca, temos ainda, esporadicamente, alguns episódios da vida de Ilhac, um rapaz pertencente à seita dos Naegiri - uma seita que se dedica à captura de vampiros. No início, não percebemos a relação entre ele e a história da protagonista mas, com o decorrer dos acontecimentos, todas as peças se encaixam.


    Os personagens são sólidos e foram bem construídos. Agradou-me a explicação que a autora arranjou para a criação dos vampiros e as sociedades hierarquizadas destes e dos seus perseguidores.

    A linha do fantástico e de ação também está bem representada - a seita dos Naegiri, os ataques a Illiam, as reuniões dos anciãos, a fúria de Kala, o misticismo dos anjos, o controlo da Arguil, a revolta de Ilhac... - são múltiplos os episódios que não deixam a emoção refrear.

    Gostei muito da vertente com que a escritora abordou os vampiros, seres míticos já tão explorados. É salientada a componente da eternidade vampírica, e não apenas o aspeto sanguinário, destacando-se assim de outras histórias do género. Penso que, por vezes, a narrativa se torna um pouco densa e confusa, mas tal dever-se-á, certamente, ao contínuo rol de acontecimentos que quase não permite a existência de momentos monótonos.

     O aspeto que mais valorizei foi a reflexão feita sobre a imortalidade. É usual pensar-se e desejar-se ardentemente a vida eterna, pois o conceito é comummente associado à felicidade e à oportunidade de realização; no entanto, "In Loving Memory Of" demonstra o desgaste da relação entre Bianca e Christian devido à promessa de tempo, pois esta impede-os de experienciar cada momento como se fosse o último. O livro revela, assim, a faceta obscura da perpetuidade, sobressaindo os benefícios de se ser mortal.

     A escrita de S. Formigo é bastante pormenorizada - permitindo-nos uma visualização detalhada dos acontecimentos descritos por Bianca - e rica em recursos estilísticos. A leitura torna-se, consequentemente, bastante fluída e agradável. No desenrolar da história, é possível encontrar algumas opiniões/reflexões/críticas da autora expressas através da protagonista. É interessante a possibilidade de ver, ao longo dos anos que decorrem, a mudança de cenários e de mentalidades.

    "In Loving Memory Of" é um livro que se lê rapidamente e que proporciona bons momentos de fantasia. Com uma premissa instigante, desenvolve-se da forma certa para um clima de suspense e ação, prendendo o leitor. Uma boa leitura!

 Música que aconselho para acompanhar a leitura: I Wouldn't Mind_He is We

Sem comentários:

Enviar um comentário