sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Opinião sobre "Antes de Ires" - Clare Swatman

Antes de Ires
(Artigo de Opinião)


Autora: Clare Swatman
Título Original: Before You Go (2017)
ISBN: 978-989-6579-258
Nº de páginas: 304
Editora: Editorial Planeta


Sinopse

    Um romance para todos aqueles que acreditam no poder do amor, e que acreditam que nunca é tarde de mais para mudar as coisas.

ENCONTRA A SUA ALMA GÉMEA...
     Há pessoas que passam anos a ver o amor à sua frente antes de o descobrirem. Zoe e Ed fizeram, com mais ou menos tropeções, o seu caminho até à idade adulta, cada qual pelo seu trilho... mas sempre na mesma direção. Anos mais tarde, depois de terem navegado por empregos que não levavam a parte nehuma e caóticas partilhas de apartamentos, o amor floresce finalmente. O futuro juntos parece ponto assente...

ENTÃO ACONTECE O IMPENSÁVEL.
    Uma manhã, a caminho do trabalho, Ed é derrubado da sua bicicleta e morre. E Zoe tem de arranjar maneira de sobreviver. Mas não está preparada para abrir mão das suas recordações. Como pode esquecer os tempos felizes, o primeiro beijo, tudo o que construíram juntos? Zoe decide que tem de dizer a Ed todas as coisas que nunca disse.

SÓ QUE AGORA É DEMASIADO TARDE. OU NÃO SERÁ?

Este exemplar foi-me gentilmente cedido pela Editorial Planeta em troca de uma opinião sincera


Opinião

      Começo por agradecer à Editorial Planeta pelo gentil envio do livro.

     "Antes de Ires" é um romance que começa pelo final. Zoe e Ed são um casal cuja relação está a atravessar uma fase difícil, cada vez mais à beira da estagnação.

    Numa manhã em que o clima entre os dois estava algo tenso, Ed sai para o trabalho e sofre um acidente, acabando por falecer. Quando Zoe recebe a notícia da morte do marido, sente que o chão lhe foge dos pés e que o mundo perdeu o sentido, e deseja ardentemente voltar atrás e ter uma segunda oportunidade para resolver os problemas com Ed e dizer o quanto o amava.

     E eis que Zoe tem também um pequeno acidente e, quando acorda, recuou 20 anos no tempo, até ao dia em que conheceu Ed. Vai poder reviver dias que foram pontos chave e que marcaram a sua relação com Ed, na esperança de que, mudando pequenas coisas, consiga fugir ao triste final da sua história. Mas, mais do que isso, é uma oportunidade de identificar o que correu mal e de se lembrar do porquê de amar tanto Ed. Será que os seus esforços serão suficientes para salvar Ed? Terão as suas ações no passado uma repercussão para um final diferente no futuro?

    Esta é uma leitura leve e agradável, apesar das circunstâncias. Assistimos à construção de uma bonita história de amor, naturalmente pautada por altos e baixos, e, à medida que acompanhamos a protagonista no caminho pelas suas memórias e vemos os seus esforços por fazer melhor, vemo-la reapaixonar-se pelo marido nas pequenas cenas do dia a dia.

     Na minha opinião, o único problema do livro é não conseguir fugir à previsibilidade. Este é um romance com alguns clichês e que, excetuando um pequeno plot twist no final, acaba por não surpreender particularmente. Além disso, leitor acaba por ficar na dúvida se o tempo voltou realmente atrás ou se o que Zoe vivenciou foi resultado do coma.

   O elemento de que mais gostei foi mesmo o ver representados os problemas comuns e as escolhas com que as pessoas se deparam na vida real - seja a decisão de priorizar a carreira, a altura certa para ter ou não filhos - e ainda o problema da infertilidade -, ou simplesmente o deixar-se entrar na rotina. É fácil revermo-nos nestas facetas tão próprias de uma relação - e da vida.

     Saliento ainda o facto de este livro nos fazer refletir ao relembrar-nos de que o felizes para sempre geralmente não é tão grande como gostaríamos e que cabe a cada um de nós aproveitar o presente da melhor forma possível, pois quantos não adiámos já desejos e decisões, na ilusão de termos o tempo como garantido?

     "Antes de Ires" é um romance que fala sobre segundas oportunidades e que deixa uma importante mensagem sobre a fragilidade da vida e a consequente necessidade de não deixar nada por dizer ou por fazer, porque o fim é sempre uma incógnita. É uma leitura que nos relembra que somos feitos de momentos e que devemos aproveitar cada um deles como se fosse o último. Uma boa leitura, portanto.


 Música que aconselho para acompanhar a leitura: James Bay_Let it Go

Sem comentários:

Enviar um comentário