terça-feira, 30 de outubro de 2018

Opinião sobre "Três Coroas Negras" (Três Coroas Negras #1) - Kendare Blake

Três Coroas Negras
(Três Coroas Negras #1)
(Artigo de Opinião)


Autora: Kendare Blake
Título Original: Three Dark Crowns (2016)
ISBN: 978-972-0-03036-8
Nº de páginas: 328
Editora: Porto Editora

Sinopse


    A CADA GERAÇÃO, NA OBSCURA ILHA DE FENNBIRN, NASCEM TRÊS IRMÃS GÉMEAS.


   Três rainhas herdeiras de um só trono, cada uma possuindo um poder mágico muito cobiçado. Mirabella é capaz de inflamar o incêndio mais violento ou a tempestade mais terrível. Katharine consegue ingerir um veneno mortal sem sentir os seus efeitos. De Arsinoe diz-se capaz de fazer florir a rosa mais vermelha e controlar o leão mais feroz.

   Mas para uma delas ser coroada rainha, não basta ter a linhagem certa. As trigémeas terão de conquistar o seu direito à coroa, lutando por ele… até à morte.

  Na noite em que as irmãs completam 16 anos, a batalha começa. E a rainha que sobreviver, conquistará a coroa!

Este exemplar foi-me gentilmente cedido pela Porto Editora em troca de uma opinião sincera


Opinião

      Começo por agradecer à Porto Editora pelo gentil envio do livro.

     Apesar de ter partido para a leitura já com altas expectativas - não só pelas intrigantes  promessas da sinopse, mas também pelas fantásticas opiniões que o livro tem recebido -, a verdade é que ainda assim não estava à espera de gostar tanto como gostei. Que livro espetacular!

    Na mágica ilha de Fennbirn, todas as gerações nascem três dotadas irmãs gémeas, fadadas a crescerem separadas até completarem 16 anos, altura em que terão de competir pelo trono e pela vida, sendo que, no final, só uma será coroada.

      Katherine é uma envenenadora e cresceu com a família Arron, habituada a ver testados em si os mais variados tipos de venenos, numa tentativa de a imunizar e de lhe despertar o dom que tarda em chegar. Arsinoe, naturalista, amadureceu com os Milone, aguardando o florescer da sua comunhão com a natureza e a chegada do seu Familiar, um animal com o qual sentirá uma profunda conexão. Só Mirabella, criada pelos Westood e protegida do templo de sacerdotisas, manifestou desde cedo o seu poder de elemental no controlo exímio dos elementos, mas nem por isso a tarefa de eliminar as irmãs se torna mais fácil.

     Quando o Festival Beltane chegar, as três irmãs terão de lutar pelo seu direito à coroa até à morte... e apenas a que sobreviver será a legítima rainha de Fennbirn. Qual delas terá o que é preciso para vencer?

    Este é um livro cujo início pode ser considerado um pouco lento, uma vez que corresponde à apresentação do mundo e das personagens, mas que não achei nada cansativo, muito pelo contrário: dá tempo ao leitor para se familiarizar com o universo criado pela autora. Com o avançar da história, os capítulos vão ficando mais curtos e a leitura torna-se cada vez mais rápida e compulsiva. A escrita de Kendare combina na perfeição com o ritmo exigido pela narrativa - oferece ao leitor a dose certa de pormenores para que este consiga imaginar vividamente as cenas descritas, mas sem perder a fluidez que embala a leitura.

    O original mundo que a autora nos apresenta é complexo e está muito bem construído. Gostei muito da sociedade e das suas regras, crenças, tradições e costumes, e agradou-me o facto de o papel de destaque ser  dado às mulheres, que são o sexo forte na ilha de Fennbirn. Além disso, talvez por não ser algo muito comum num livro do género fantástico - e ainda que não seja esse o ponto fulcral da história -, achei interessante que o sistema governamental não fosse isento de pressões políticas, havendo sempre alguém capaz de tudo para satisfazer e garantir os seus interesses.

    Outro ponto de que gostei muito foi de "espreitar" pormenores das histórias de rainhas antigas. Espero que nos próximos volumes nos seja mostrado mais sobre o passado destas regentes e sobre o que há para além dos limites da ilha, no continente.

    Dada a natureza da história e o facto de apenas uma das rainhas poder sobreviver, estava à espera que a autora encaminhasse a narrativa de modo a que nos sentíssemos claramente inclinados para uma favorita desde o início. Mas a verdade é que, ao narrar a história na terceira pessoa e ao oferecer as perspetivas das três jovens, Kendare Blake arquitetou a trama de forma a que o leitor se afeiçoe por todas elas, tornando-se complicado eleger uma favorita à vitória - pois todas têm personalidades fortes e distintas, cheias de qualidades e defeitos bem explorados. Além disso, a história não se foca apenas nas protagonistas, mas também nas pessoas que interagem com elas no dia a dia, e que, para além de assumirem também elas um papel importante, acabam por nos demonstrar um outro lado das rainhas.

   "Três Coroas Negras" é um livro com uma premissa cativante, um enredo extremamente interessante e personagens muito bem construídas. Carregado de intrigas inesperadas e de reviravoltas surpreendentes, é uma excelente leitura do início ao fim! Só me resta aguardar ansiosamente que a Porto Editora publique rapidamente os próximos volumes, porque, depois deste final, a espera vai ser dolorosa! Adorei, adorei, adorei!

 Música que aconselho para acompanhar a leitura: Imagine Dragons_Natural

Sem comentários:

Enviar um comentário