quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Opinião sobre "Se conhecessem a minha irmã" - Michelle Adams

Se Conhecessem a Minha Irmã
(Artigo de Opinião)


Autora: Michelle Adams
Título Original: My Sister (2017)
ISBN: 978-989-6579-142
Nº de páginas: 312
Editora: Editorial Planeta


Sinopse

    Duas irmãs, duas vidas separadas.
    
     Uma família marcada por um segredo angustiante.

    Durante toda a vida ela pensou que foi dada porque a família não a desejava.
 
     Mas e se a verdade é algo muito pior?

     Uma história que revela como os laços e segredos de família podem ser letais. 

     Arrepiante e trágica na mesma medida.



Este exemplar foi-me gentilmente cedido pela Editorial Planeta em troca de uma opinião sincera


Opinião

      Começo por agradecer à Editorial Planeta pelo gentil envio do livro.

      "Se conhecessem a minha irmã", livro de estreia de Michelle Adams, apresenta-nos a doentia relação de duas irmãs unidas por misteriosos segredos do passado. 

    Com 3 anos de idade, Irini Harringford foi abandonada pelos pais aos cuidados dos tios, que a criaram, resultando também na separação da sua irmã Elle, que permaneceu com os progenitores. Crescendo sempre algo insegura por ter sido preterida pelas pessoas que mais a deveriam ter amado, Irini não compreende o motivo pelo qual foi afastada e sente que essa é uma importante peça em falta no puzzle da sua vida.

    Quando recebe uma chamada de Elle, de quem tenta fugir há anos, a dizer que a mãe morreu e a insistir consigo para ir ao funeral, Irini vê-se a regressar ao imponente e sombrio casarão da família, em Horton, pronta para tentar desvendar alguns dos segredos do seu passado. No entanto, a aproximação da maníaca Elle  pode revelar-se mais perigosa do que Irini inicialmente pensara: a suspeita morte do pai uns dias depois da sua chegada, a relutância das pessoas da vila em falar sobre a sua família e os episódios histriónicos protagonizados por Elle indiciam que há algo abaixo da superfície que tem de descobrir, mas que lhe pode ser quase fatal. Estará a sua vida em perigo, ou estarão trocados os papéis de vítima e de agressor?

    Este é um livro que começa com um clima estranho e termina num ambiente macabro, quase aterrador. Consoante mergulhamos nos segredos desta família disfuncional e começamos a desintrincar a complexa teia que constitui o seu passado, sentimos o instilar do medo e de uma sensação de perigo iminente. Adorei o facto de o livro me ter realmente conseguido provocar este tipo de reações de sobressalto, sentindo que, por vezes, a leitura se tornava quase claustrofóbica.

    Gostei bastante de tentar compreender a relação entre Irini e Elle - nomeadamente através dos flashbacks que nos mostram a primeira aproximação entre as duas irmãs. A personalidade manipulativa de Elle aliada à dependência emocional de Irini e à sua inconsciente procura de aceitação resultam numa relação nociva, perturbadoramente oscilante entre o amor e o ódio, a distância e a proximidade.

   "Se conhecessem a minha irmã" é um livro misterioso, pautado por sombrios segredos e surpreendentes reviravoltas, e que prende do princípio ao fim - e o final é tudo o que o livro promete e muito mais!  Cheio de suspense, mantém o leitor agarrado, temendo pela vida da protagonista e ansiado por descobrir a verdade - que, tal como na vida, nunca é tão simples como parece. Gostei muito e recomendo!
    
 Música que aconselho para acompanhar a leitura: Sierra Burgess is a Loser (Shannon Purser)_Sunflower

Sem comentários:

Enviar um comentário