quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Opinião sobre "Os Altos e Baixos do Meu Coração" - Becky Albertalli

Os Altos e Baixos do Meu Coração
(Artigo de Opinião)


Autora: Becky Albertalli
Título Original: The Upside of Unrequited (2017)
ISBN: 978-972-0-03034-4
Nº de páginas: 288
Editora: Porto Editora


Sinopse

    Aos 17 anos, Molly sabe tudo o que há para saber sobre o amor não correspondido. É que a jovem já se apaixonou 27 vezes, mas sempre em segredo. E por mais que a irmã gémea, Cassie, lhe diga para ter juízo, Molly tem sempre cuidado. É melhor ter cuidado do que sofrer.

   Quando Cassie se apaixona, a sua nova relação traz um novo círculo de amigos. Dele faz parte Will, que é engraçado, namoradeiro e um excelente candidato a primeiro namorado da Molly.

    Mas há um problema: o colega de Molly, Reid, um cromo e fã incondicional de Tolkien, por quem ela jamais se apaixonaria… certo?

    Uma história divertida e comovente sobre primeiros amores e a importância de sermos fiéis a nós mesmos.



Este exemplar foi-me gentilmente cedido pela Porto Editora em troca de uma opinião sincera


Opinião

      Começo por agradecer à Porto Editora pelo gentil envio do livro.

     Apesar de ter gostado do primeiro livro que li de Becky Albertalli, "Simon Contra O Mundo", a verdade é que o achei, por vezes, um pouco infantil. Por isso, foi num misto de receio e curiosidade que parti para a leitura de "Os Altos e Baixos do Meu Coração" - e tenho desde já a dizer que gostei muito!

    Aos 17 anos, Molly Peskin-Suso anseia por descobrir o amor. Com uma fraca autoestima, em parte devido à sua aparência - e mais precisamente ao excesso de peso -, já se apaixonou 26 vezes, mas optou sempre por se resguardar, mantendo em segredo os seus sentimentos, por medo de ser rejeitada. 

    Além disso, Cassie, a sua irmã gémea, é exatamente o seu oposto - loura, magra, alta e confiante, é uma rapariga decidida e bem resolvida. Quando Cassie se apaixona por Mina, o círculo de amigos de Molly aumenta e ela conhece Will, um rapaz bonito e divertido que se mostra aparentemente interessado. No entanto, Reid, o seu nerd colega de trabalho, começa também a ocupar um espacinho no seu coração... Poderá algum deles vir a ser a paixão número 27, ou, quiçá, até algo mais? Ou continuará Molly a proteger-se, com receio de sair magoada?

    Molly é uma personagem que conquista. A sua insegurança e fragilidade emocional no campo amoroso, aliadas à doçura de uma adolescente que ainda está a tentar compreender o seu lugar no mundo, fizeram-me apaixonar por Molly. É muito fácil identificarmo-nos com os seus medos e com os seus pensamentos, o que faz com que torçamos para que o seus desejos se realizem.

    Gostei muito da família de Molly e do clima de compreensão, aceitação, suporte e respeito uns pelos outros. Também me agradou ver a evolução da relação dela com a irmã, Cassie, depois desta última arranjar uma namorada - o sentimento de perda, de ter de partilhar uma pessoa que sempre foi tão nossa, de ficar para trás - e o caminho de aprendizagem das duas até conseguirem adaptar a sua relação à entrada de novos elementos.

      A escrita de Becky Albertalli combina na perfeição com a história: bonita e fácil de ler, pontuada por momentos divertidos e por reflexões com que nos identificamos. Além disso, gostei bastante da diversidade de personagens que a autora criou, levando, de uma forma suave, à desmistificação de preconceitos.

      O que tenho a apontar como aspeto menos positivo deste livro são aqueles clichês a que, em geral, os YA não conseguem fugir - a inevitável previsibilidade e a facilidade romantizada em ultrapassar os obstáculos - e que podem retirar alguma naturalidade à história. Mas a verdade é que o encanto de acompanhar a protagonista neste caminho de autoaceitação e descoberta é tal, que arrisco dizer que estranharia mais a ausência destas características próprias do género do que a sua presença.

    "Os Altos e Baixos do Meu Coração" é um livro fofo e amoroso, que nos envolve numa teia de compreensão, emoções, aceitação, descoberta, diversidade e de todos esses elementos tão próprios de uma época tão complexa como a adolescência. Uma leitura que teve quase um efeito de catarse, passa ainda uma mensagem importante de aceitação e respeito por nós mesmos e pelos outros, porque todos merecemos esse bem tão valioso e aparentemente tão frágil que é o amor. Recomendo!


 Música que aconselho para acompanhar a leitura: Sierra Burgess is a Loser (Shannon Purser)_Sunflower

Sem comentários:

Enviar um comentário