segunda-feira, 22 de julho de 2019

Opinião sobre "Segredos Mortais" (Detective Erika Foster #6) - Robert Bryndza

Segredos Mortais
(Detective Erika Foster #6)
(Artigo de Opinião)


Autor: Robert Bryndza
Título Original: Deadly Secrets (2018)
ISBN: 9789898907424
Nº de páginas: 304
Editora: Alma dos Livros


Sinopse

    Numa manhã gelada de inverno, uma mulher acorda e encontra o corpo ensanguentado da filha à porta de casa. Quem seria capaz de tal atrocidade?

   A detetive Erika Foster vive um momento de fragilidade devido ao último caso que resolveu, mas está decidida a liderar também esta investigação. Ao deitar mãos à obra, toma conhecimento de outros ataques cometidos na mesma zona pacata do sul de Londres onde o crime ocorreu. Um pormenor arrepiante liga-os ao homicídio - todas as vítimas foram atacadas por uma figura vestida de preto com uma máscara de gás.


    Erika procura um assassino cujo cartão de visita é aterrorizante. O caso complica-se quando descobre a teia de segredos que rodeia a morte da bela jovem.

     No entanto, ao juntar as pistas, Erika é forçada a confrontar memórias dolorosas do passado. Deve escavar bem fundo, manter-se concentrada e encontrar o assassino. Só que, desta vez, um elemento da sua equipa corre um perigo terrível...

Este exemplar foi-me gentilmente cedido pela Alma dos Livros em troca de uma opinião sincera


Opinião
     
      Começo por agradecer à Alma dos Livros pelo gentil envio do livro.

   Tudo começa quando, na invernosa manhã de Natal, o corpo esfaqueado de uma jovem é encontrado pela mãe à porta de casa. Marissa Lewis, de apenas 22 anos, regressava a casa do trabalho como dançarina de burlesco quando foi brutalmente atacada por uma figura vestida de preto e com uma máscara de gás. Sensibilizada com a crueldade do crime, Erika não descansa enquanto não se torna responsável pela investigação.

    No entanto, a inspetora-chefe rapidamente se apercebe de que os pareceres da comunidade sobre o carácter da jovem são bastante díspares e que afinal talvez Marissa escondesse também a sua dose de segredos.

   Ao mesmo tempo que a investigação decorre, um homem escondido sob uma máscara de gás espalha o medo pelas ruas do sul de Londres, incapacitando e abusando sexualmente das suas vítimas... Será uma coincidência ou tratar-se-á da mesma pessoa?

    "Segredos Mortais" foge um bocadinho ao registo dos outros volumes no modo como a narrativa é contada. Se, até aqui, era usual termos, intercalados com a linha de ação e a vida pessoal da protagonista, alguns capítulos segundo a perspetiva do assassino, em "Segredos Mortais" a identidade deste só nos é revelada no final. Apesar de compreender a decisão do autor ao optar por manter o suspense, confesso que senti falta desses capítulos que acabavam por nos dar uma outra visão da personalidade e dos motivos do assassino.

   Neste livro, Bryndza opta por explorar uma outra área da vida pessoal de Erika, o que acaba por afastá-la um pouco da investigação, dando mais protagonismo a um outro membro da sua equipa. Se, por um lado, gostei de ver esse outro lado de Erika, por outro senti falta da sua presença no desenrolar do caso e queria ter visto uma diferente evolução nas suas relações pessoais.

   A única falha que tenho a apontar - se é que pode sequer ser considerada uma falha - é o facto de algumas coincidências terem parecido pouco credíveis. Principalmente na fase inicial da investigação - na parte da recolha das provas -, senti que algumas pistas pareciam quase plantadas, tão facilmente surgiram.

    O final foi, sem dúvida, inesperado, mas não sei se me convenceu realmente. Sem querer entrar demasiado em pormenores para evitar spoilers, achei o twist extremamente original, mas não sei até que ponto é, de facto, plausível. 

   "Segredos Mortais" encerra, por agora, uma série que tenho adorado acompanhar. Com uma protagonista forte e complexa - e que já me conquistou completamente -, um enredo sempre viciante e bem trabalhado e uma escrita fluída e dinâmica associada a um ritmo de ação célere e a capítulos curtos que impulsionam a leitura, esta é uma série que recomendo vivamente a toda a gente!

     Por fim, resta-me esperar que o autor não nos faça esperar muito mais tempo antes de publicar o próximo volume desta série que foi uma maravilhosa aposta da Alma dos Livros, pois estou ansiosa para mergulhar novamente nas investigações de Erika Foster.

 Música que aconselho para acompanhar a leitura: John Mayer_Free Fallin'

Sem comentários:

Enviar um comentário