sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Opinião sobre "Um Ano Inesquecível" - Paula Pimenta, Babi Dewet, Bruna Vieira e Thalita Rebouças

Um Ano Inesquecível
(Artigo de Opinião)


Autoras: Paula Pimenta, Babi Dewet, Bruna Vieira e Thalita Rebouças
Adaptação: Anabela Macedo
ISBN: 978-972-23-5926-9
Nº de páginas: 360
Editora: Editorial Presença


Sinopse

      A cada estação do ano corresponde uma história típica do quotidiano de qualquer adolescente: as vivências, asemoções, os problemas, as dúvidas, os amores, as desilusões... momentos inesquecíveis e surpreendentes que deixam suaves memórias para mais tarde recordar. Este é um livro sobre esses instantes: uma fascinante viagem de inverno e uma paixão inesperada (Paula Pimenta), um outono decisivo (Babi Dewet), uma paixão que floresce com a primavera (Bruna Vieira) e um amor ardente de verão (Thalita Rebouças). Quatro histórias escritas a quatro mãos sobre jovens que experimentam vivências e sentimentos tão intensos que dificilmente irão esquecer.

Este exemplar foi-me gentilmente cedido pela Editorial Presença em troca de uma opinião sincera


Opinião

       Começo por agradecer à Editorial Presença pelo gentil envio do livro.

     "Um Ano Inesquecível" é um livro composto por quatro contos - um dedicado a cada estação do ano -, sendo que Paula Pimenta mostra como é possível amadurecer durante uma viagem à neve; Babi Dewet conta a história de um amor doce e da importância da música na nossa vida; Bruna Vieira fala sobre as dificuldades no estudo e sobre as opções de vida; e Thalita Rebouças narra um amor de verão intenso e divertido.
Inverno

       Na estação mais fria do ano, que coube à escritora Paula Pimenta, embarcamos em "Enquanto a Neve Cair". Gostei da história em si, do ambiente e da escrita da autora, mas achei a protagonista demasiado mimada e egoísta.

       Tudo começa quando os pais de Mabel a obrigam a ir passar uma semana de férias ao Chile, para esquiarem na neve, quando ela preferia passar esse tempo com os amigos, na piscina. Contrariada, Mabel não se esforça minimamente para aproveitar as férias em família e, ajudada pelas circunstâncias, mete-se em vários sarilhos. E é então que conhece Ben, um rapaz que pode fazê-la mudar de ideias e ajudá-la a ver que, afinal, a neve pode ser divertida.

      Percebo que a intenção da autora seja demonstrar a importância que os adolescentes atribuem às redes sociais, e o sentimento de incompreensão, porém achei que isso foi levado até ao exagero, de forma a que, por vezes, durante a leitura, me senti aborrecida com o egoísmo e a futilidade da Mabel. Por outro lado, gostei bastante do Ben e do Dudu, o irmão de Mabel.

      Este é um conto sobre amizade, amor não correspondido e corrosivo na juventude, redes sociais, mas, acima de tudo, sobre encontrar o amor onde menos se espera e, no conjunto, acho que é uma boa história!

Outono

      Segue-se a história de Babi Dewet, "O Som dos Sentimentos", que acontece durante o outono.

      Esta é uma história com muita música. Ana Júlia vê-se obrigada a frequentar um estágio num escritório de advocacia no período da tarde do último ano do Ensino Médio. Pressionada pelos pais pouco permissivos para seguir Direito, a jovem vai de metro até à avenida Paulista, onde passa, dia após dia, por um jovem músico.

      João Paulo é um rapaz que decide cantar e tocar guitarra em frente ao Museu de Arte de São Paulo, na avenida Paulista, na esperança de sensibilizar as pessoas com a sua música e conseguir dinheiro para uma Associação de Animais. Quando vê uma jovem com madeixas azuis passar por ele, de fones nos ouvidos, sem sequer notar a sua presença, fica curioso.

      E os dois jovens vão-se conhecendo, durante os poucos minutos que têm por dia para conversar. A história é bastante simples e as personagens são adolescentes comuns, com os seus afazeres e normais preocupações sobre o futuro. Gostei bastante do papel da música na história, mas achei que por vezes tudo era um pouco repetitivo e com pouco desenvolvimento: tudo gira à volta dos breves encontros do casal. Gostava que alguma coisas tivessem sido melhor desenvolvidas, mas gostei da história e lê-se muito bem!

Primavera

       Segue-se "A Matemática das Flores", de Bruna Vieira, que decorre durante a primavera.

    Conhecemos Jasmine, uma sonhadora rapariga de dezassete anos que se prepara para chumbar a matemática. Vendo-se na possibilidade de ser impedida de prosseguir os estudos juntamente com os amigos, Jasmine começa a desesperar. E eis que o professor Carvalho lhe fala em aulas de recuperação para a prova final que, devido a um imprevisto, lhe serão ministradas por David, um estudante universitário.

     Existe uma conexão imediata entre Jasmine e David, que aproveitam a semana de explicações para se conhecerem melhor, mas nem tudo vai correr bem...

          Este foi o conto de que gostei mais. É muito jovial e diversificado, pois debruça-se sobre várias temáticas da adolescência, para além da questão do romance, tais como as escolhas de carreira,  a importância de amizades sólidas, a necessidade de atenção, a relação com os pais, com os professores e com os colegas. Além disso, a escrita de Bruna é muito agradável, e o facto de ser narrado na primeira pessoa facilita a empatia com Jasmine, Uma boa leitura!

Verão

     Chega por fim o verão, com "Amor de Carnaval", de Thalita Rebouças.

    Como o título indica, esta é uma história que se decorre durante o Carnaval brasileiro, mas que começa na passagem de ano, quando conhecemos o grupo de melhores amigas que são as protagonista deste divertido conto.

     Inha (Flávia), Cacá (Carina) e Tati (Tatielly) são as três melhores amigas, mas não podiam ser mais diferentes! Inha tenta recompor-se de uma desilusão amorosa; Cacá quer casar com um princípe; e Tati só quer ser famosa, e encontra a oportunidade perfeita quando o irmão começa a namorar com Keilinha Kero-Kero, a funkeira sensação do momento.

     Tudo muda quando vão passar o Carnaval no camarote VIP do Sapucaí, o sambódromo do Rio de Janeiro, e Inha choca contra Guima, um rapaz lindo que pode ser a solução para esquecer Alex, o seu ex-namorado...

    Achei a escrita de Thalita super divertida, uma vez que o narrador vibra com a história e faz comentários engraçados sobre os acontecimentos, especialmente nos momentos de maior tensão. Este é um conto sobre  a amizade, o amor, mas também sobre o impacto dos media (nomeadamente os tablóides) e das redes sociais na vida das celebridades e dos adolescentes. Gostei!

* * *

   Apesar de serem contos, acho que alguns aspetos das histórias poderiam ter sido melhor desenvolvidos. Todas as histórias se desenrolam à volta da componente romântica que, na minha opinião, é sempre um pouco forçada, uma vez que os protagonistas se conhecem e ficam quase automaticamente apaixonados.

     Algo comum a todos os contos e de que gostei foi o amadurecimento das personagens, à medida que vão percorrendo o seu percurso e conhecendo mais de si mesmas.

     Em suma, este é um livro escrito para jovens e, embora cheio de clichês e de amores espontâneos à primeira vista, fala sobre vários dos problemas com que os adolescentes se deparam nesta fase das suas vidas. Numa edição bonita e colorida, "Um Ano Inesquecível" é uma leitura leve, agradável e divertida, que faz reviver a inocência da juventude.

 Música que aconselho para acompanhar a leitura: Elle King_Ex's and Oh's

1 comentário:

  1. Obrigada pela resenha! Adorei saber sua opinião, é muito importante pra gente! <3

    ResponderEliminar