quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Opinião sobre "Viciado no Pecado" (Hard Love Romance #1) - Monica James

Viciado no Pecado
(Hard Love Romance #1)
(Artigo de Opinião)



Autora: Monica James
Título Original: Dirty Dix (2015)
Tradução: Victor Antunes
ISBN: 978-989-657-861-9
Nº de páginas: 344
Editora: Editorial Planeta


Sinopse


      Dixon Mathews, um reputado psiquiatra de Nova Iorque. A duas semanas do casamento é traído pela noiva com o seu melhor amigo.

    Para superar o desgosto sofrido, Dixon resolve não ter mais nenhuma relação séria e torna-se viciado em sexo. Assim pretende continuar, até que o destino lhe prega uma partida.

    Duas mulheres cruzam-se no seu caminho. Juliet, deslumbrante, extrovertida, manipuladora e viciada em sexo. E Madison, inocente e frágil.

      A primeira atrai-o sexualmente. A segunda toca-lhe o coração. Dixon não é o melhor dos homens, e tem fraquezas, mas está confuso sobre quem deve escolher. Mas as escolhas óbvias nem sempre são as melhores. Dixon vai descobrir o que de facto quer, mas os erros do passado, como sempre, voltam para ensombrar o presente.

   Dixon Mathews irá contar-nos a atracção por duas mulheres. Uma acalma os seus instintos predatórios. A outra o instinto protector. Qual das duas escolherá?


Este exemplar foi-me gentilmente cedido pela Editorial Planeta em troca de uma opinião sincera


Opinião

      Começo por agradecer à  Editorial Planeta pelo gentil envio do livro.

     Dixon Mathews é um conceituado psiquiatra, com um consultório em Nova Iorque e uma carreira sólida, mas com uma ética de trabalho que, por vezes, é bastante questionável. Magoado numa anterior relação, tende a encarar o sexo sem compromisso como uma fuga para os problemas, e acaba por ter condutas pouco profissionais. Empenhado em manter-se afastado de mais fracassos amorosos, Dixon vê entrarem na sua vida duas mulheres que ameaçam abalar a sua estabilidade emocional: Juliet e Madison

     De um lado temos Juliet Harte, uma paciente com uma obsessão peculiar. Viciada em sexo, é uma mulher devassa, sem pudores nem princípios, a imagem perfeita da imoralidade. No outro, Madison Roberts, uma jovem estudante de enfermagem doce, divertida e algo ingénua, mas com um passado doloroso que prefere manter em segredo. Dixon vê-se dividido entre estas duas mulheres, que lhe oferecem coisas bem distintas. Se Juliet lhe garante uma relação puramente física, desapegada de sentimentalismos, Madison é o tipo de rapariga inocente que procura alguém que cuide dela, a ame e proteja. E é então que Dixon se depara com uma grande escolha: terá já sarado as feridas e encontrado a disposição necessária para abraçar uma relação e todos os encargos que esta acarreta, ou precisará ainda de mais algum tempo para se entregar aos prazeres do sexo sem compromisso e a uma existência algo promiscua?

      O livro é narrado na primeira pessoa segundo o ponto de vista masculino, o que acaba por ser bastante interessante e por marcar um toque de diferença, uma vez que neste género literário os protagonistas são, maioritariamente, personagens do sexo feminino. Dixon tem uma personalidade forte, marcante, mas tem também um lado mais vulnerável que acaba por atrair o leitor. E é essa mesma vulnerabilidade que leva a que seja fácil gostar da personagem, apesar da sua conduta nem sempre correta com as mulheres.

     Ao contrário de outros protagonistas, Dixon não faz logo a escolha certa. Pelo contrário, comete erros muitas vezes, preferindo enveredar por caminhos que não são tão fáceis quanto aparentam e que o deixam, inevitavelmente, metido em problemas. O medo de amar e de se entregar novamente a alguém que o poderá vir a fazer sofrer vai guiá-lo por opções erradas e, quando finalmente perceber o que quer para si, poderá ter feito asneiras irremediáveis.

    Juliet é uma mulher detestável, intriguista, mimada e dissimulada, o que leva a que seja fácil odiá-la. Porém, gostava de saber mais sobre ela e sobre o que motivou o seu vício. Já Madison conquista com o seu jeito meigo e delicado, sem por isso chegar a ser sonsa. É uma rapariga terna e amável, apesar de traumatizada pelo passado.

     Os melhores amigos de Dixon, Hunter e Finch, também têm um papel de destaque na história, pois protagonizam momentos divertidos e ajudam a quebrar a tensão resultante dos problemas da personagem principal. Espero que no próximo volume continuemos a assistir aos encontros dos três, pois gostei muito das intervenções de Hunter e quero saber mais sobre ele.

    Este é um livro com uma componente erótica que se divide em dois tipos substancialmente distintos: as cenas com Juliet, que são mais cruas e violentas; e as de Madison, que são carinhosas, carregadas de significado e de afeto. É engraçado acompanhar as mudanças de Dixon e a transição que se dá quando passa de mulherengo descomprometido para alguém que almeja uma relação séria e duradoura.

    A escrita de Monica é muito agradável e fácil de acompanhar, e "Viciado no Pecado" lê-se muito rapidamente. Apesar de acabar por cair em vários clichês, não é maçador ou aborrecidamente previsível. Gostei das várias reflexões sobre vícios e desejos que podemos encontrar ao longo do livro e achei interessante o facto de a autora optar por entrelaçar esta área da mente humana com a história.

    "Viciado no Pecado" é uma leitura sensual, intensa, divertida e viciante, com um protagonista cativante e uma trama que convence. Acaba com muitas questões por responder e com Dixon numa posição complicada, o que me deixa muito curiosa com a continuação: "Empurrado para o Pecado". Gostei muito!

 Música que aconselho para acompanhar a leitura: Starboy_The Weekned

Sem comentários:

Enviar um comentário