"O prazer pode apoiar-se sobre a ilusão, mas a felicidade repousa sobre a realidade."
Sébastien-Roch Chamfort
"O prazer pode apoiar-se sobre a ilusão, mas a felicidade repousa sobre a realidade."
"A esperança é um empréstimo que se pede à felicidade."
"Desejo Concedido" é o primeiro volume da série As Guerreiras Maxwell, cuja história se passa nas Terras Altas da Escócia, com os famosos highlanders. Talvez por ter partido para a leitura com as expetivas pouco elevadas, acabei por gostar mais da história do que esperava.
"Às vezes acontece sentirmo-nos felizes por um minuto. Não se deixem levar pelo pânico: é uma questão de segundos e depois passa."
"A felicidade é um jogo que se compõe de tantas peças que há sempre algumas desajustadas."
"Momentos houvera em que fora feliz, mas não dera conta."
"A felicidade é como o sol, e a sombra tem de ser, para que o ser humano se sinta bem."
A Hora Solene
A trilogia Freelancer conquistou-me inteiramente com o primeiro volume, "O Espião Português". E, depois, li o segundo livro, "A Espia do Oriente", que, apesar das já elevadas expetativas, ainda me conseguiu surpreender. Podem, portanto, imaginar a vontade que tinha de ler "A Hora Solene" e descobrir o que mais poderia o autor fazer para me deixar boquiaberta, principalmente depois do final do segundo volume, que foi totalmente... inesperado.
E o final é, mais uma vez, fantástico, embora desta vez de uma forma mais positiva (felizmente!). Nota-se a preocupação do autor em fechar todas as pontas soltas, pelo que encontramos respostas para todos os mistérios levantados ao longo dos primeiros livros. O Nuno é o perfeito exemplo de que também temos escritores incríveis no nosso país, pelo que deveríamos apostar e dar mais apoio aos autores portugueses. Quero ainda agradecer-lhe pelas amáveis palavras endereçadas, tanto a mim como a vários outros bloggers e youtubers, nos agradecimentos, bem como pela oportunidade de ler estes livros extraordinários. "Uma vida inteira de felicidade! Nenhum homem vivo conseguiria suportá-la. Seria o inferno."
"A felicidade é como um eco; responde, mas não se aproxima."
"A felicidade é um fruto que nunca se deixa amadurecer."
Depois de um primeiro volume absolutamente fantástico, parti para este segundo livro com expectativas elevadíssimas, mas também com algum receio de estar a colocar demasiada pressão sobre esta leitura. Contudo, o autor construiu a ação de uma forma tão excepcionalmente fantástica, que ainda me conseguiu surpreender!
E, quando pensamos que não é possível voltarmos a ser apanhados de surpresa - depois de tantas coisas fantásticas terem acontecido, é normal pensarmos isso -, eis que nos é provado exatamente o contrário! A verdade é que nem tenho palavras para descrever o final! É um desfecho tão inesperado, arriscado e surpreendente, que deixa o leitor completamente em suspenso, num misto de ânsia, pânico e excitação, temendo pelo que mais poderá acontecer.
"Aqueles Que Merecem Morrer", de Peter Swanson, é um thriller psicológico viciante, repleto de suspense e que prima pelas reviravoltas inesperadas que conseguem realmente apanhar o leitor de surpresa. Aproveito ainda para elogiar a capa da edição portuguesa, que está realmente bonita!
Penso que o maior ponto forte deste livro é mesmo o fator surpresa. Swanson convence-nos de a história seguirá numa direção e, depois, muda completamente o rumo. Por diversas vezes, durante a leitura, dei por mim a perguntar-me se teria lido corretamente e se certas coisas tinham realmente acontecido. Confesso que cheguei até a rir-me de mim mesma por me sentir tão estupefacta com algumas reviravoltas imprevisíveis."A felicidade é uma aquiescência tranquila e uma doce ilusão."
"Aqueles que nós definimos como os nossos dias mais belos não são mais do que um brilhante relâmpago numa noite de tempestade."