sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Opinião sobre "A Cidade das Brumas" (Crónicas de André e Vicente #2) - Anita dos Santos

A Cidade das Brumas
(Crónicas de André e Vicente #1)
(Artigo de Opinião)



Autora: Anita dos Santos
ISBN: 978-989-51-8464-4
Nº de páginas: 180
Editora: Chiado Editora


Sinopse


     “- Mas… Mas… Ultrapassaram uma magia do Ulmeiro, e isso desde… - O Mensageiro estava quase sem palavras olhando de um para o outro jovem sem acreditar naquilo que estava a ouvir.
- Eramos muito jovens, ainda uns miúdos a primeira vez que demos com as Ruinas. – Acabou por confessar o André, mirando a mãe por baixo das pestanas. – Mas tivemos sempre o maior cuidado todas as vezes que lá fomos, assim como vamos ter desta vez! – Apressou-se a afirmar levantando o queixo e endireitando as costas.
- Têm de concordar que é o lugar perfeito para os feéricos ficarem em segurança e protegidos. – Vincou o Vicente enfrentando a mãe e o Mensageiro, como que pedindo compreensão.
- Concordo, concordo! Esse é com efeito um excelente local para ficarem em segurança. – O Mensageiro pôs a cabeça nas mãos. – Esta viagem vai dar conta de mim! – Lamentou-se por último.”

Este exemplar foi-me gentilmente cedido pela autora em troca de uma opinião sincera



Opinião

      Começo por agradecer à autora, Anita dos Santos, pelo gentil envio do livro.

      Depois de um primeiro livro que acabou de uma forma tão aberta, com várias perguntas por responder, parti para esta leitura com uma grande vontade de descobrir quais as novas peripécias em que os nossos amigos se iriam meter.

     Neste segundo volume das Crónicas de André e Vicente, encontramos os dois jovens druidas na continuação da sua honrada jornada contra o mal. Acompanhados pelos divertidos Traquinas e Cotovia, partem rumo à Cidade das Brumas, onde algo errado começa a despontar... Destinados por uma profecia à realização de grandes façanhas, têm em mãos a importante missão de impedir o triunfo do mal, enquanto tentam ajudar os pequenos feéricos.
 
     A autora opta por nos contar a história através dos planos de ação de várias personagens, o que nos permite explorar um bocadinho cada núcleo, sem que a leitura se torne cansativa ou forçada: pelo contrário - estes relatos aguçam a curiosidade e dão ímpeto à leitura.

    Gostei muito de ver a evolução da amizade do André e do Vicente com os feéricos - em especial com o Traquinas e o Cotovia. As tropelias do pequeno Traquinas conseguiram arrancar-me algumas gargalhadas!

    A história é simples e a leitura é bastante leve, fluida e agradável. Gostei do facto de, tal como no primeiro livro, a autora optar por manter um ritmo de ação acelerado - o que impele o leitor a avançar rapidamente, acompanhando os protagonistas na sua missão - mas, desta vez, conseguiu articular melhor os acontecimentos, evitando que alguns  não ficassem tão bem explicados.

    É de salientar ainda a notória evolução da autora, do primeiro para este segundo volume: em termos da construção das personagens, das descrições  físicas e psicológicas e, acima de tudo, ao nível da escrita. A caracterização das personagens foi melhor trabalhada, sendo evidente a preocupação de fornecer ao leitor todas as informações para que ele possa desfrutar melhor da história. Sejam aspetos visuais - traços físicos ou roupas -, poderes, habilidades ou até mesmo interesses: sabemos muito mais sobre as personagens, sobre quem são e do que gostam. E, a meu ver, estes são grandes pontos positivos deste segundo volume. Além disto, este livro é muito mais completo, com muitas novas personagens que contribuem para a riqueza da história.

    Adorei pequenos pormenores que dão um toque criativo ao livro e que o tornam mais interessante: como o mapa, no início, e o elucidário de personagens, no final. Gostei também do esclarecimento inicial sobre a história dos feéricos, que permite uma melhor compreensão dos acontecimentos que se desenrolam numa fase mais avançada do livro.

     "A Cidade das Brumas" acaba com uma grande questão por resolver, que me deixa muito curiosa com as surpresas que a autora reserva para o próximo livro de Crónicas de André e Vicente! Em que novas aventuras se irão os dois jovens meter?

    Este é um livro onde valores como a amizade, a coragem, a bondade e o altruísmo assumem um papel de destaque, sendo que a narrativa adota sempre, ainda que de forma imperceptível, um tom didático. Mantendo um registo jovial e divertido, com uma ação simples mas cativante, esta foi uma leitura terna e prazerosa que me deixou um sorriso nos lábios. Gostei!


Opinião sobre outros livros de Anita dos Santos:
 Música que aconselho para acompanhar a leitura: Canção Celta_Mike Oldfield

Sem comentários:

Enviar um comentário