segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Opinião sobre "Matéria Escura" - Blake Crouch

Matéria Escura
(Artigo de Opinião)



Autor: Blake Crouch
Título Original: Dark Matter (2015)
Tradução: Margarida Filipe
ISBN: 978-989-665-134-3
Nº de páginas: 424
Editora: Suma de Letras


Sinopse


      «Estás feliz com a tua vida?»

     Estas são as últimas palavras que Jason Dessen ouve antes de cair inconsciente, derrubado por um sequestrador disfarçado. Antes de acordar amarrado a uma maca, rodeado por estranhos. Antes de um homem que ele não conhece lhe sorrir e dizer: «Bem vindo de volta, Jason!»

     Neste mundo em que acordou, a vida de Jason não é a que ele conhece. A sua mulher não é a sua mulher. O seu filho não terá nascido. E ele não é um professor de Física numa faculdade medíocre, mas um génio reconhecido que foi capaz de algo notável, algo que se acreditava impossível.

     É este o mundo real ou será um sonho? E, mesmo que na casa da qual se lembra seja real, como podem Jason voltar para a família que tanto ama? As respostas encontram-se numa viagem maravilhosa e mais assustadora do que ele poderia imaginar, uma viagem que o vai forçar a enfrentar o mais obscuro de si mesmo, ao mesmo tempo que luta contra um inimigo terrível, aparentemente imbatível.

     Matéria Escura é um thriller com um argumento brilhante, ao mesmo tempo universal e íntimo, complexo, estranho e profundamente humano. Um livro implacavelmente surpreendente sobre opções, caminhos não escolhidos e sobre quão longe somos capazes de ir para reivindicar a vida com que sonhamos.


Este exemplar foi-me gentilmente cedido pela Suma de Letras em troca de uma opinião sincera


Opinião

      Começo por agradecer à  Suma de Letras pelo gentil envio do livro.

     "Matéria Escura" é tão incrível e ímpar de tantas diferentes maneiras, que se torna difícil exprimir o quanto gostei deste livro utilizando apenas palavras. Se já tinha adorado a trilogia Wayward Pines, a única coisa que posso dizer é que este livro superou todas e quaisquer expetativas que depositava nele. É tudo o que promete e muito mais!

      Jason Dessen é um homem com uma vida pacata. É casado com a mulher que ama, tem um filho adolescente de quem se orgulha, é licenciado em Física e dá aulas de Mecânica Quântica numa pequena universidade perto de casa. Julga ter tudo o que precisa para ser feliz na família que tanto ama, mas tal não o impede de se questionar sobre como seria a sua vida se tivesse enveredado por outro caminho, se tivesse explorado todo o seu potencial.

    Até que, numa noite, tudo muda, e Jason dá por si num lugar onde tudo o que conhece está errado. A sua mulher não é a sua mulher e o seu filho não nasceu. Os seus pilares não existem e ele está completamente só num mundo que não é o seu, num mundo onde acreditam que fez algo egrégio, algo tão extraordinário que pode revolucionar a vida como a conhecemos.

    Como seria se nos víssemos presos numa realidade que não é a nossa, quando todos - até nós próprios - duvidam da nossa sanidade mental? Como lidaríamos com o mundo, se tudo o que conhecemos desaparecesse? Estas são apenas algumas das muitas questões que este livro fabuloso levanta.

    Por certo, o leitor concordará comigo se disser que, por vezes, perdemos demasiado tempo a esmiuçar as possibilidades da vida. Quantas vezes nos questionamos sobre os rumos que a nossa vida poderia ter tomado, caso não tivéssemos feito certas escolhas? Quantas vezes damos por nós a ponderar sobre o que poderia ter acontecido se decidíssemos tomar uma direção diferente? Este é um livro sobre caminhos não seguidos, sobre possibilidades infindáveis. Mas é também um livro que nos faz compreender que, por vezes, estamos no mundo certo, mesmo que não o saibamos.

     Já tinha saudades da escrita de Blake Crouch! Todos os cenários e sensações são descritos de forma tão vívida que conseguimos verdadeiramente experienciar o desespero de nos vermos numa posição semelhante à de Jason: a confusão, o desatino, a necessidade de reaver os que se ama. O autor consegue inspirar no leitor momentos de grande tensão, manipulando-o de um modo inteligente e sagaz. Além disso, aborda diversos conceitos e teorias da física e da mecânica quântica de um modo extremamente fácil de compreender. Adorei a forma como transformou princípios tão complexos em algo tão simples e apelativo. Tudo neste livro se encaixa, como se estivéssemos a recolher peças de um puzzle gigante, e precisássemos de experimentar várias ideias antes de a peça se ajustar.

    "Matéria Escura" conduz-nos por reflexões profundas e intrincadas e mostra-nos o quão fácil  se torna sacrificar os princípios éticos no contexto científico. É impossível acompanharmos a leitura e não ponderarmos o que faríamos se estivéssemos numa posição tão insólita como a de Jason. Porém, este é um livro que oferece mais perguntas do que respostas, mas também nos faz ver que, mais importante que a obtenção de respostas, é a capacidade de nos questionarmos.

    Este é um daqueles livros que permanecem na nossa mente, mesmo depois de a leitura terminar. Creio poder afirmar, e com segurança, que este é um dos livros que ficará comigo, não apenas por ser original e singular, mas por todas as sensações que me provocou e por todas as dúvidas que insurgiu em mim durante a leitura. E, no final, fica a eterna questão: meu caro e estimado leitor, está feliz com a sua vida?

     Com "Matéria Escura", Blake Crouch consagrou-se como um meus escritores preferidos. Durante a leitura, só conseguia pensar que estava a ler um livro simplesmente genial! A forma como Crouch mantém o suspense, jogando com o leitor a todo o momento, fazendo-o acreditar que descobriu, finalmente, a verdade, para depois lhe mostrar apenas que estava completamente errado, é puramente fantástica! "Matéria Escura" foi não só um dos melhores livros que li este ano, mas também um dos melhores livros que li na vida. Recomendo sem reservas!

 Música que aconselho para acompanhar a leitura: Say You Won't Let Go_James Arthur

Sem comentários:

Enviar um comentário