segunda-feira, 25 de julho de 2016

Opinião sobre "Aniquilação" (Trilogia da Área X #1) - Jeff VanderMeer

Aniquilação
(Trilogia da Área X #1)
(Artigo de Opinião)


Autor: Jeff VanderMeer
Título Original: Annihilation (2014)
Tradução: Casimiro da Piedade
ISBN: 978-989-637-943-8
Nº de páginas: 224
Editora: Saída de Emergência


Sinopse

      Área X. Uma zona misteriosa e isolada do resto do mundo. Onde a natureza reclamou para si qualquer vestígio de civilização. Sucessivas expedições são enviadas para investigar o mistério que levou à sua contaminação, mas todas redundam em fracasso e os seus membros regressam meras sombras das pessoas que partiram.

     Até que chega a vez da 12.ª expedição. Composta por quatro mulheres (antropóloga, topógrafa, psicóloga e bióloga), a sua missão é desvendar o enigma. Mas acontecimentos bizarros e formas de vida que ultrapassam o entendimento minam a confiança entre os membros da expedição. Nada é o que parece e o perigo espreita a cada esquina. Que novos horrores se escondem na Área X? Será a 12.ª expedição capaz de revelar todos os segredos… ou estará condenada à pior das tragédias?

Este exemplar foi-me gentilmente cedido pela Saída de Emergência em troca de uma opinião sincera


Opinião

       Começo por agradecer à Saída de Emergência pelo gentil envio do livro.

      "Aniquilação" é o primeiro volume da Trilogia da Área X, um livro carregado de mistério e suspense que agarra o leitor até à última página. Narra a aventura de uma expedição - formada por uma bióloga, uma antropóloga, uma topógrafa e uma psicóloga - que vai explorar uma enigmática área sobre a qual pouco se sabe e que muito tem intrigado os cientistas. Achei curioso e interessante o facto de, embora sendo o autor um homem, este tenha criado uma expedição exclusivamente composta por mulheres.

     No início, é um pouco complicado entrarmos na história, uma vez que esta é narrada sob a perspetiva da bióloga e ela se encontra tão perdida como o leitor. Mas rapidamente conseguimos entrar no esquema e partilhar as emoções sentidas pela protagonista - medo e curiosidade são uma dicotomia sempre presente ao longo destas páginas.  Na verdade, são tantos os mistérios que povoam a Área X e tão poucas as respostas, que a leitura se torna compulsiva, um esforço para a obtenção de soluções. 

      Há sempre algo a acontecer: a ação é constante. Juntamente com a bióloga, vamos descobrindo que a Área X não é bem o que parece - o autor utiliza imenso o suspense como arma para cativar o leitor e fá-lo na perfeição! Este é um daqueles livros em que, depois de iniciada a leitura, é praticamente impossível parar. Mesmo quando não estava a ler, não conseguia parar de pensar no que aconteceria a seguir e qual a verdade sobre a Área X. As criaturas suspeitas, a torre desconhecida e os segredos intermináveis criam uma aura singular que deixa o leitor expectante pelo que se seguirá.

    "Aniquilação" é narrado como um diário e, paralelamente ao relato da vida na Área X, mergulhamos também em acontecimentos do passado da bióloga - nomeadamente em situações relacionadas com a sua infância, carreira e vida conjugal. Porém, se, por um lado, estas alusões a uma vida anterior deslocam a atenção da narrativa principal, por outro permitem-nos conhecer um pouco melhor a personalidade da protagonista, uma mulher algo fria e distante. Não é fácil criar uma ligação com ela. Penso que a conexão entre ela e o leitor se deverá à insaciável sede de informação de ambos. Com o decorrer dos acontecimento, dei por mim a torcer pela segurança dela: desejando que descobrisse mais mas, simultaneamente, temendo 

      Não sabemos os nomes das personagens e, durante a narrativa, são sempre referidas através da profissão que exercem. Se já não é fácil criar um ligação com a bióloga, é praticamente impossível fazê-lo com os outros membros da expedição, uma vez que a relação deles com a protagonista é extremamente pouco íntima. Nunca chegamos a perceber realmente quem são aquelas pessoas e o que as motiva.


     A escrita deste livro é impecável: um vocabulário elaborado, uma sequência de acontecimentos bem estruturada, personagens sólidas e misteriosas e uma excelente descrição dos cenários: Jeff VanderMeer descreve os cenários - físicos e psicológicos - com grande mestria e precisão. No entanto, por vezes, estas descrições quebram ligeiramente o ritmo da leitura, e podem até torná-la um pouco cansativa. Mesmo assim, gostei da forma como me proporcionaram uma perfeita visualização do espaço da Área X e dos pensamentos da bióloga.

   "Aniquilação" foi, assim, uma interessante leitura, que me fez refletir sobre o impacto que temos sobre a natureza e sobre os efeitos que esta pode ter sobre a nós, a curto ou longo prazo. Termina com muitas perguntas por responder que, juntamente com um pequeno excerto do segundo volume que podemos encontrar no final deste primeiro livro, me deixa ansiosa pela continuação da trilogia. Espero que a Saída de Emergência continue a apostar na Área X e que "Autoridade" esteja para breve! Recomendo!

 Música que aconselho para acompanhar a leitura: Radioactive_Imagine Dragons

Sem comentários:

Enviar um comentário